Autor(es): Grangeiro, Manuela Fonseca ; Costa, Elisângela André da Silva
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Planejamento; Avaliação; Ensino e Pesquisa; Formação de Professores
Autor(es): Grangeiro, Manuela Fonseca ; Costa, Elisângela André da Silva
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Planejamento; Avaliação; Ensino e Pesquisa; Formação de Professores
A avaliação tem sido pauta de inúmeras discussões entre grupos que questionam as avaliações realizadas de modo geral. Esse texto tem como objetivo registrar a experiência de formação, a partir dos temas planejamento e avaliação, discutidos na disciplina Didática do Ensino Superior do curso de especialização em Gestão Escolar de uma universidade pública do Ceará. Os alunos tiveram oportunidade não só de conhecer a temática, mas de praticar, avaliando a dinâmica da disciplina, passando inclusive pela avaliação do professor. Para contemplar esses temas, foi feito tambem um trabalho com pesquisa, onde os participantes entrevistaram gestores ou coordenadores escolares. A sala de aula é um espaço de possibilidades, como também de limites à prática docente. Este espaço deve abrigar ações que mais favoreçam o aprendizado do aluno. O professor deve estar preocupado em trazer para este espaço, procedimentos metodológicos que melhor favoreçam o aprendizado do aluno. A capacidade de abrir o espaço para avaliação por parte dos alunos é uma maneira de contribuir com a maturidade profissional deste, além de ser um instrumento importante no planejamento das práticas docentes posteriores, o que o coloca também num processo continuo de construção de sua própria formação, no momento em que aprende com a avaliação e redesenha suas práticas. Esse é um desafio e uma busca constante do professor, interagir com os meios que melhor possam alcançar o aprendizado do aluno, com instrumentos pedagógicos, procedimentos metodológicos e avaliativos coerentes com os conhecimentos e valores por eles defendidos. Os principais teóricos que fundamentam esse texto são: Pimenta e Anastasiou (2005) Lima (2004), Libâneo (2006).