Author(s):
Marques, Cláudio de Albuquerque ; Aguiar, Rui Rodrigues ; Campos, Márcia Oliveira Cavalcante
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Avaliação educacional; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Exame NacionalDesempenho dos Estudantes (ENADE)
Description
O campo da avaliação educacional no Brasil tem se desenvolvido, sobremaneira, na última década. Atualmente, temos um conjunto complexo de avaliações de larga escala em todos os níveis de ensino, tais como Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (ENCEJA) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) (ABICALIL, 2002; CASTRO, 2000). Somem-se a esses modelos de avaliação outros conduzidos por diversos governos estaduais, como Bahia, Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, dentre outros (BARRETTO et al., 2001; GATTI, 2002; VIANNA, 2005). [...]