Detalhes do Documento

Programa Alfabetização na Idade Certa: concepções, primeiros resultados e perspectivas

Autor(es): Marques, Cláudio de Albuquerque ; Aguiar, Rui Rodrigues ; Campos, Márcia Oliveira Cavalcante

Data: 2019

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Avaliação educacional; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Exame NacionalDesempenho dos Estudantes (ENADE)


Descrição

O campo da avaliação educacional no Brasil tem se desenvolvido, sobremaneira, na última década. Atualmente, temos um conjunto complexo de avaliações de larga escala em todos os níveis de ensino, tais como Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (ENCEJA) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) (ABICALIL, 2002; CASTRO, 2000). Somem-se a esses modelos de avaliação outros conduzidos por diversos governos estaduais, como Bahia, Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, dentre outros (BARRETTO et al., 2001; GATTI, 2002; VIANNA, 2005). [...]

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados