Author(s): Lobato, Ana Maria Leite ; Andrade, Francisco Ari de
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Pedagogia Moderna; Século XIX; Ideias educacionais; Educação Brasileira
Author(s): Lobato, Ana Maria Leite ; Andrade, Francisco Ari de
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Pedagogia Moderna; Século XIX; Ideias educacionais; Educação Brasileira
O Brasil no final do século XIX vivia um período de transição política e buscava na educação um viés para a formação de um novo homem. Portanto, o ensino nas escolas foi questionado quanto a sua qualidade pedagógica, formação cívica, liberdade e passou a ser laico, adotou a moral cívica e tomou como referência outras experiências, principalmente a francesa, para renovar as bases da pedagogia na educação, de acordo com a proposta do projeto civilizador da República. O texto discute algumas ideias educacionais com bases nas teorias de Condorcet e Pestalozzi, parte do entendimento que a organização dos sistemas nacionais de educação que sugiram nessa época em países europeus e americanos, assim como no Brasil, com a adoção da forma gratuita, universal, obrigatória, leiga, deve às teorias defendidas por esses dois teóricos. Dentre essas ideias manifestadas nos debates sobre a renovação da concepção de educação brasileira e a implantação de novos métodos de ensino, teve destaque o método intuitivo. Assim, foi necessário trazer à reflexão, o surgimento dessas ideias e como esses aspectos absolvidos e desenvolvidos pela pedagogia no século XVIII tiveram desdobramentos no século XIX, sua inserção e contribuição na renovação pedagógica no ensino brasileiro durante o século XIX, principalmente no início da República.[...]