Autor(es): Costa, Líllian de Queiroz ; Cavalcante, Maria Beatriz de Paula Tavares ; Alves, Maria Dalva Santos
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Enfermagem; Avaliação do ensino; Ciclo vital no processo saúde doença
Autor(es): Costa, Líllian de Queiroz ; Cavalcante, Maria Beatriz de Paula Tavares ; Alves, Maria Dalva Santos
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Enfermagem; Avaliação do ensino; Ciclo vital no processo saúde doença
O curso de enfermagem da universidade em estudo iniciou seu funcionamento em 1º de março de 1976. Surgiu no interior de uma Instituição, que congregava unidades universitárias já consolidadas em muitos aspectos da vida acadêmica. Algumas como as da área de saúde, já contavam, em 1976, com 50 ou mais anos de existência. Seria de se esperar, portanto, que o novo Curso adotasse o modelo pedagógico vigente a época para o ensino na saúde; seria naturalmente o caminho a ser seguido pela mais nova unidade a se integrar à estrutura universitária (BARROSO, 1992). Era um modelo centrado na doença, um currículo centrado no indivíduo doente no hospital. Ao contrário, o modelo pretendido deveria contemplar uma linha preventiva, o homem em seus contextos de vida, vivenciando o ciclo vital no processo saúde doença (BARROSO; COSTA; VARELA, 2006).