Document details

Desenvolvimento de habilidades em educação à distância na área da medicina por meio de mídias sociais

Author(s): Santos, Gabriel de Paula Miranda dos ; Medeiros, Francisco das Chagas

Date: 2019

Origin: Oasisbr

Subject(s): educação à distância; formação contínua; estudo de medicina


Description

Introdução: Este artigo tem como fim expor os projetos de pesquisa do Laboratório de Habilidades – SECMED da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) em desenvolvimento de habilidades em educação à distância na área da medicina por meio de mídias sociais, e AVAs (ambientes virtuais de aprendizado) e redes de compartilhamento de arquivos, visando à flexibilidade de dois fatores cruciais no processo educativo, o espaço e/ou tempo, para tornar mais eficiente o processo de formação contínua, sabendo que há uma problemática envolvendo a disponibilidade desses fatores entre os profissionais da área de saúde. Objetivo: Avaliar, estudar e aperfeiçoar métodos de educação à distância que proporcionem a transmissão do conhecimento de forma que gere flexibilidade de espaço e/ou tempo, contribuindo para a formação contínua de profissionais na área de saúde. Metodologia: Essa pesquisa é um processo descritivo, realizado por meio de busca em referências bibliográficas na área de Educação à Distância (EaD) e Educação Permanente em Saúde. Foram utilizadas fontes secundárias, assim como autores nacionais e internacionais, artigos científicos, dissertações de mestrado e buscas on-line no período de Setembro de 2016. Conclusão: Tratando-se de profissionais atuantes em diversas áreas do sabe, é possível identificar um déficit no que diz disponibilidade de espaço e/ou tempo, sabendo disso, a EaD torna-se uma opção de auxílio na formação contínua desse profissional. Ao avaliar pesquisas neurocientíficas, nota-se que existem três tipos básicos de conhecimento: Verbal/linguística, visual/espacial e musical/rítmico. O uso de recursos audiovisuais, podendo envolver as três áreas simultaneamente, na EaD potencializa o processo cognitivo, além de disponibilizar flexibilidade de espaço e/ou tempo, tornando a EaD uma ferramenta estratégica e acessível na formação continuada do profissional de saúde.

Document Type Other
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents