Author(s):
Barros Filho, Edgar Marçal de ; Vasconcelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula ; Carvalho, Meline Mesquita de
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Digitalização; Preservação digital; História da Educação; Tecnologias digitais; Preservação de documentos; Historiografia
Description
A História da Educação é um campo do saber que permite compreender, explicar e avaliar em que medida as ideias pedagógicas e as práticas educativas, de diferentes tempos e espaços são elementos importantes de uma construção social (DO VALLE,2012). Nesse âmbito, o historiador da educação, assume-se como uni mediador entre o passado e o futuro, pautando-se sobre a compreensão do contexto e seus elementos representativos.[...] Assim, este artigo descreve trabalhos relacionados na área e discute as diferentes possibilidades de se utilizar as tecnologias móveis como captura de imagens e consulta de informações) para favorecer a área de História. A segunda Seção apresenta a fundamentação teórica deste trabalho, com definições e conceitos importantes relacionados. Na terceira Seção, são descritos os trabalhos analisados neste artigo. Na quarta Seção, discutem-se asvaptagens e desvantagens de cada um dos trabalhos analisados e avaliam-se as possibilidades de aplicações na área de História. Por fim, a quinta e última Seção conclui este artigo e apresenta possíveis trabalhos futuros. [...]