Detalhes do Documento

O portfólio como um método avaliativo no processo de ensino-aprendizagem

Autor(es): Araújo, Isabela Correia de

Data: 2019

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Portfólio em Educação; Méodo avaliativo; Aprendizagem da leitura; Aprendizagem da escrita


Descrição

One intends to rethink on evaluation without associating it the idea to measure 50 only to attribute notes, formal and exculpatory procedure directed only ard approval or reproving. The evaluation concept is approached to apartir or the evolution that if comes processing throughout the years, resulting in the aradigm in addition, signaling in the direction of a mediating evaluation, integrator, democratic and partnership; instrument of acquisition of knowing. Objective to evaluate the relevance of the portfólio as a teach-Iearning tool. From there because the used methodology was to the exploitation research and searches action. The instrument for collection of data was to the halfcturalized and focused interview, carried through in the Federal University of e Ceará, more specifically in the courses of Biblioteconomia and Letras. The "esults indicate its importance in the development of the reading and writing, presenting themselves as odd instrument in the application of the reflection capacity and creativity of the pupils, so little emphasized in practical the traditional ones of education.

Intenta-se um repensar sobre avaliação sem associá-Ia tão somente a idéia de medir ou atribuir notas, procedimento formal e excludente voltado apenas para aprovação ou reprovação. Aborda-se o conceito de avaliação apartir da evolução que se vem processando ao longo dos anos, resultando na quebra de um paradigma, sinalizando na direção de uma avaliação mediadora, integradora, democrática e participativa; instrumento de aquisição do saber. Objetiva-se avaliar a relevância do portfólio como uma ferramenta de ensino-aprendizagem. Daí porque a metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória e esquisa ação. O instrumento para coleta de dados foi à entrevista semi-estruturada e focalizada, realizada na Universidade Federal do Ceará, mais especificamente nos cursos de Biblioteconomia e Letras. Os resultados indicam sua importância no desenvolvimento da leitura e escrita, apresentando-se como instrumento impar na aplicação da capacidade de reflexão e criatividade dos alunos, tão pouco enfatizadas nas práticas tradicionais de educação.

Tipo de Documento Monografia de licenciatura
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados