Document details

O uso de quebra‐cabeça para o desenvolvendo do pensamento geométrico

Author(s): Santos, José Costa dos ; Lima, Ivoneide Pinheiro de ; Mourão, David Ribeiro

Date: 2019

Origin: Oasisbr

Subject(s): Ensino aprendizagem; Matemática - ensino; Curriculum Vitae


Description

O processo evolutivo das tecnologias e das ciências interferem diretamente nas novas formas de ensinar e aprender Matemática, seja na educação básica, seja no ensino superior. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Matemática – PCNM (Brasil, 1997), a geometria pode dar contribuição à formação do cidadão ao desenvolver novas estratégias, criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e autonomia advinda da confiança na própria capacidade de enfrentar desafios. Objetivamos com essa oficina desenhar um quebra‐cabeça de triângulo equilátero para ser recortado em quatro partes e remontadas na forma de um quadrado. Discutir a partir dessa atividade o enigma criado por Henry Ernest Dudeney, as propriedades das figuras e a Socialización de Experiencias Didácticas contribuição no desenvolvimento do raciocínio geométrico. Consideramos esse quebra‐cabeça relevante para fomentar o ensino de Geometria e possibilitar novas práticas docentes.

Document Type Other
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents