Document details

Uso de instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento a partir de sessões didáticas

Author(s): Rocha, Elizabeth Matos

Date: 2019

Origin: Oasisbr

Subject(s): Didática; Mesuração; Ensino


Description

O trabalho aborda o estudo da grandeza comprimento no ambiente real da sala de aula. De acordo com minhas pesquisas, autores como Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) verificam posturas, por parte da comunidade escolar, que comprometem, seriamente, o ensino de Geometria, especialmente o das grandezas geométricas. Dentre essas posturas, cito a ênfase nos conteúdos voltados para a Aritmética, como problemas com as operações fundamentais e frações, enquanto os tópicos de Geometria são abordados superficialmente. A partir dessa constatação, elaborei e apliquei sessões didáticas cujo objetivo central consistiu em investigar o uso de instrumentos de medição como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento. Os referenciais teóricos norteadores do aspecto cognitivo estão vinculados aos processos de assimilação e acomodação de Piaget (1982), no processo de interação social de Vygotsky (1994) e em elementos da Educação Matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, na abordagem de um estudo de caso (LÜDKE & ANDRÉ, 1986) e teve uma prática pedagógica, por meio da intervenção de sessões didáticas, com alunos, na faixa etária de 11 a 15 anos, de uma escola pública municipal de Fortaleza. Como resultado, confirma-se que o trabalho, com instrumentos de medição, desenvolvido com os alunos se mostrou um recurso eficiente para o aumento do conhecimento do assunto proposto. Espero que a evidência deste fato possa ajudar a desconstruir o mau hábito, por parte do sistema escolar, da abordagem do estudo das grandezas, com os alunos, tomando como recurso didático, somente o livro texto adotado.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo