Detalhes do Documento

Medindo altura de coqueiros no pátio da escola: uma atividade prática com a Sequência Fedath

Autor(es): Cavalcante, Raimundo Nonato Barbosa ; Menezes, Daniel Brandão

Data: 2020

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Sequência Fedath; Sessão Didática; Semelhança de Triângulos


Descrição

O presente trabalho tem como objetivo analisar a realização de sessões didáticas com o conteúdo de semelhança de triângulos à luz da metodologia da Sequência Fedathi (SF), uma proposta metodológica focada na atuação do professor que busca fazer do aluno um investigador, fazendo pesquisa e adquirindo o saber em matemática seguindo os passos de um matemático. O trabalho metodologicamente consistiu de uma revisão inicial de literatura seguida de atividade prática do conteúdo com uso de material concreto, em que os alunos foram divididos em equipes para a realização do procedimento de medição da altura de um dos coqueiros do pátio da escola. Seguindo os princípios da SF, primeiramente foi retomada a definição de semelhança de figuras, em particular de semelhança de triângulos, para logo adentrar na primeira etapa da SF: a tomada de posição, em que se apresentou a situação problema a ser resolvida. Na segunda etapa: Maturação, as equipes organizaram-se para discutir possibilidades de resolução do problema e obtenção de dados. Na terceira etapa: Solução, os alunos, de posse dos dados coletados, partiram para a resolução algébrica e obtenção da possível altura do coqueiro e finalmente, de posse dos resultados apresentados, seguiu-se a quarta etapa da SF: a Prova, onde o professor utiliza os resultados obtidos e generaliza a solução para outras situações problema. Concluiu-se que os alunos puderam verificar como utilizar esse conhecimento para solução de uma situação prática e que pode auxiliá-los na resolução de outras situações problema que apresentem contextos similares.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.