Detalhes do Documento

Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem

Autor(es): Campelo, Cássio Marinho ; Aguiar, Edglesy Carneiro ; Camara, Lilia Maria Carneiro

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Ensino - Metodologia; Mãos - Cuidado e higiene; Enfermagem


Descrição

INTRODUÇÃO – O uso de Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica e reflexiva do estudante do ensino superior, desenvolve o processo do aprender, favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade, possibilitando o examinar, o refletir e a posicionar-se de forma crítica, estimulando nas tomadas de decisões individuais e coletivas. OBJETIVO – Avaliar o uso de metodologias ativas na atividade "Boas práticas de higienização das mãos" junto a disciplina de Microbiologia na Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA – O estudo foi realizado na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, com os 16 alunos do 3º semestre, utilizando a estratégia com 3 estações práticas: Estação 1 - Lavagem de Mãos; Estação 2 - Equipamentos de Proteção Individual; Estação 3 - Caso Clínico. Aplicação de Instrumento de Avaliação contendo 4 itens, medidos por grau de satisfação. RESULTADOS - O uso de Estações Práticas contribuiu de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem nos seguintes pontos: colaborou na compreensão dos temas abordados; mostrou coerência entre o método e as estratégias pedagógicas; propiciou o alcance das expectativas do aluno; tornou aplicável a prática no serviço em saúde. CONCLUSÃO DO TRABALHO - A escolha de metodologias ativas torna o aluno responsável por sua aprendizagem, integra os conhecimentos adquiridos durante as atividades com a prática cotidiana e proporciona um ambiente de aprendizado mais efetivo e interdisciplinar.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.