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Educação patrimonial, bibliotecas e museus virtuais na escola

Autor(es): Chaves, Italo Teixeira ; Cavalcante, Lidia Eugenia

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Educação patrimonial; Bibliotecas e museus virtuais; Patrimonialização digital; Mediação da informação; Mediação bibliotecária


Descrição

Visa discorrer sobre a educação patrimonial a partir da presença de bibliotecas e museus virtuais na escola. Problematiza acerca da apropriação e usos em sala de aula das ambiências virtuais como espaços de aprendizagem, que possibilitam a salvaguarda, a valorização e o acesso à memória documental. Discute a percepção de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Fortaleza - Ceará a respeito da patrimonialização digital. Como metodologia de pesquisa, valeu-se da realização de oficina de mediação para o público jovem escolar, com o intuito de apresentar ambiências culturais cujos acervos estão disponibilizados em meio digital. Como resultado, evidencia-se que a educação patrimonial e a realização de trabalho pedagógico sistemático por meio do qual indivíduos ou coletivos sejam levados a interagir com coleções memorialísticas em diferentes formatos, suportes ou mídias, certamente contribuirão para a valorização desses bens patrimoniais.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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