Detalhes do Documento

Diálogos escolares: mídia e cotidiano escolar: as implicações de um curso para professores da rede pública estadual de Fortaleza no fazer pedagógico dos docentes envolvidos (Programa: TVez: educação para o uso crítico da mídia)

Autor(es): Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de ; Miranda, Luciana Lobo

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Tecnologia e educação; Professores - Educação (Educação permanente); Ensino


Descrição

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as implicações do curso Diálogos Escolares: Mídia e Cotidiano Escolar no fazer pedagógico dos docentes de uma escola da rede pública de ensino em Fortaleza. O curso está vinculado ao Programa de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia, que produz conteúdo educativo e realiza ações de extensão em escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana. O curso foi ministrado por integrantes do programa, dentre estudantes da graduação e da pós-graduação, dos cursos de comunicação, psicologia e cinema e audiovisual. Tal interdisciplinaridade permitiu problematizar os usos da mídia como vetor de subjetivação no cotidiano escolar, através de discussões qualificadas sobre seus usos dentro e fora de sala de aula. A atividade também nos permitiu analisar como esses meios de comunicação são utilizados: seja como recurso didático, objeto de análise e/ou forma de expressão. O curso foi criado como dispositivo da pesquisa “Pesquisando com Professores: a relação mídia e cotidiano escolar” e contou com a participação de 25 professores. Teve duração de 64h (40h teóricas e 24h práticas) que ocorreram aos sábados entre os meses de Setembro/2015 e Junho/2016. A participação dos docentes foi voluntária e não atrapalhou suas atividades escolares. O curso foi dividido em módulos e ministrado através de aulas expositivas, de grupos de discussão e oficinas de fanzine e de audiovisual. Dessa forma, discutiu-se a função social da escola na contemporaneidade, analisando o uso da internet e do celular na escola e propondo estratégias pedagógicas alternativas que envolvam a mídia no cotidiano de sala de aula. Por fim, conseguiu-se qualificar a ação docente na relação com a mídia, sob três aspectos: no planejamento e execução de aulas que utilizem recursos midiáticos; na apropriação de recursos comunicacionais e como expressão no cotidiano escolar, através da produção de dois vídeos pelos professores, envolvendo a relação escola-mídia.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados