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Utilização de facilitadores comunicativos no atendimento de emergência pré-hospitalar pediátrica

Author(s): Tomás, Stefanie Azeredo

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10284/12102

Origin: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Subject(s): Comunicação na prestação de cuidados de saúde; Barreiras comunicativas; Facilitadores comunicativos; CAA (Comunicação Alternativa e Aumentativa); Emergência pré-hospitalar pediátrica; Communication in the provision of health care; Communicative barriers; Communicative facilitators; AAC (Augmentative and Alternative Communication); Pediatric pre-hospital emergency; Communication dans la prestation de soins de santé; Barriers communicatives; Facilitateurs communicatifs; Communication Augmentative et Alternative; Urgence préhospitalière pédiatrique; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas


Description

A comunicação na prestação de cuidados de saúde é crucial para o caminho da melhoria da qualidade dos atendimentos hospitalares. Os objetivos desta investigação são compreender em profundidade as necessidades que os profissionais do INEM sentem nos atendimentos de emergência pré-hospitalar pediátrica, nomeadamente compreender e caracterizar como ocorre o processo comunicativo no atendimento de emergência pediátrica e que materiais são utilizados e necessários; construir material apelativo e facilitador da comunicação/intervenção para este contexto específico de prestação de serviços pediátricos. O estudo desenvolveu-se em três fases: a primeira de caráter descritivo, transversal e quantitativo, avaliando a perceção dos profissionais do INEM em relação à comunicação num atendimento de emergência, através da aplicação de um questionário. A segunda fase englobou a caracterização do contexto e do processo comunicativo, através de entrevistas em profundidade e da observação no terreno (estágio de observação), no âmbito da prestação de serviços de atendimento de emergência pediátrica pré-hospitalar, bem como a identificação do material existente. A terceira fase contemplou a criação de material facilitador da comunicação especificamente para este contexto, nomeadamente uma Prancha de Comunicação e um Cartão de Identificação Pediátrico. Os participantes foram profissionais do INEM que pudessem estar em contato direto com as vítimas pediátricas, tais como psicólogos, enfermeiros e técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH), a desempenharem funções em diferentes meios de assistência. As questões éticas foram asseguradas, assim como garantida a salvaguarda do anonimato dos participantes e a confidencialidade dos dados. Como principais resultados na primeira fase destaca-se a necessidade de formação na área da comunicação pediátrica e suas especificidades, assim como a implementação de materiais facilitadores do processo de comunicação. Na segunda fase desta investigação destaca-se a inexistência de facilitadores comunicativos pediátricos e novamente formação específica na área da comunicação pediátrica carente. Destaca-se assim, a necessidade de desenvolver materiais facilitadores da comunicação específicos para este contexto (como por exemplo, Pranchas Comunicativas e o Cartão de Identificação Pediátrico), e de formação específica na área da comunicação pediátrica e suas especificidades aos profissionais do INEM (principalmente casos excecionais como crianças com NE).

Communication in the provision of healthcare is crucial for the path of improving the quality of hospital care. The objectives of this investigation are to understand in-depth the needs that INEM professionals feel in pediatric pre-hospital emergency care, namely to understand and characterize how the communicative process occurs in pediatric emergency care and what materials are used and necessary; build appealing material and communication/intervention facilitators for this specific context of pediatric service delivery. The study was carried out in three phases: the first was descriptive, transversal, and quantitative, assessing the perception of INEM professionals in relation to communication in emergency care through the application of a questionnaire. The second phase involved the characterization of the context and the communicative process through in-depth interviews and field observation (observation stage), within the scope of the provision of pre-hospital pediatric emergency care services, as well as the identification of the existing material. The third phase included the creation of material to facilitate communication specifically for this context, namely a Communication Board and a Pediatric Identification Card. Participants were INEM professionals who could be in direct contact with pediatric victims, such as psychologists, nurses, and pre-hospital emergency technicians (TEPH), performing functions in different care settings. Ethical issues were ensured, as well as safeguarding the anonymity of participants and data confidentiality. As main results in the first phase, we highlight the need for training in the area of pediatric communication and its specificities, as well as the implementation of materials that facilitate the communication process. In the second phase of this investigation, the lack of pediatric communicative facilitators and again specific training in the area of pediatric communication stands out. Thus, the need to develop materials that facilitate communication specific to this context (such as Communication Boards and the Pediatric Identification Card), and specific training in the area of pediatric communication and its specificities for INEM professionals (mainly exceptional cases such as children with special needs).

La communication dans la prestation des soins de santé est cruciale pour l'amélioration de la qualité des soins hospitaliers. Les objectifs de cette enquête sont de comprendre en profondeur les besoins ressentis par les professionnels de l'INEM dans les soins d'urgence préhospitaliers pédiatriques, notamment comprendre et caractériser comment se déroule le processus communicatif dans les soins d'urgence pédiatriques et quels matériels sont utilisés et nécessaires ; construire du matériel attrayant et facilitant la communication/l'intervention pour ce contexte spécifique de prestation de services pédiatriques. L'étude s'est déroulée en trois phases : la première était descriptive, transversale et quantitative, évaluant la perception des professionnels de l'INEM par rapport à la communication dans les soins d'urgence, à travers l'application d'un questionnaire. La deuxième phase a impliqué la caractérisation du contexte et du processus de communication, à travers des entretiens approfondis et une observation sur le terrain (étape d'observation), dans le cadre de la prestation de services de soins d'urgence pédiatriques préhospitaliers, ainsi que l'identification du matériel existant. La troisième phase comprenait la création de matériel facilitant la communication spécifiquement pour ce contexte, à savoir un tableau de communication et une carte d'identification pédiatrique. Les participants étaient des professionnels de l'INEM en contact direct avec les victimes pédiatriques, tels que des psychologues, des infirmières et des techniciens d'urgence préhospitaliers (TEPH), exerçant des fonctions dans différents environnements de soins. Les questions éthiques ont été respectées, tout en garantissant l'anonymat des participants et la confidentialité des données. Dans la première phase, les principaux résultats mettent en évidence le besoin de formation dans le domaine de la communication pédiatrique et de ses spécificités, ainsi que la nécessité de mettre en place des matériels facilitant le processus de communication. Dans la deuxième phase de cette enquête, on constate l'absence d'outils de communication pédiatrique et à nouveau le besoin de formation spécifique dans le domaine de la communication pédiatrique. Par conséquent, il est essentiel de développer des matériels facilitant la communication spécifiques à ce contexte (tels que les tableaux de communication et les cartes d'identification pédiatriques), ainsi que de fournir une formation spécifique dans le domaine de la communication pédiatrique et de ses spécificités aux professionnels de l'INEM, en mettant l'accent sur les cas exceptionnels tels que les enfants ayant des besoins spéciaux.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Maia, Fátima; Manso, M. Conceição
Contributor(s) Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
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