Document details

Análise dos Manuais Escolares de Ciências Naturais e Sociais da 5.ª e 6.ª Classes do Ensino Básico de S. Tomé

Author(s): Narciso, Isabel Fernanda Correia Dias ; Gonçalves, Adorinda

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/17554

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Atividades práticas; Ensino das Ciências; Ensino-aprendizagem das Ciências; Literacia científica


Description

Estudos recentes no âmbito do ensino-aprendizagem das Ciências reconhecem que é fundamental a construção da literacia científica dos cidadãos e o desenvolvimento de atitudes e competências de caráter transversal, para o que contribuem positivamente abordagens em que estão presentes as atividades práticas e experimentais. Paralelamente, os manuais são considerados como um recurso influenciador das práticas pedagógicas dos professores, nas planificações das suas atividades e como elementos centrais para a consecução dos objetivos de aprendizagem. Em S. Tomé e Príncipe a implementação do ensino experimental das ciências tem algumas dificuldades tendo em conta as dificuldades de formação de professores e os escassos recursos laboratoriais nas escolas. Assim, pretendeu-se verificar em que medida os manuais da 5.º e da 6.ª classes incentivam à realização de atividades práticas e experimentais e obter informações acerca da sua tipologia, analisando o seu enquadramento nas perspetivas atuais de ensino-aprendizagem das ciências. A análise incidiu em dois manuais escolares de Ciências Naturais e Sociais da 5.ª e 6.ª classe de S. Tomé e Príncipe. Os resultados obtidos demonstram um número relativamente reduzido de atividades práticas e experimentais em ambos os casos, embora de modo mais acentuado num deles; essa diferença pode evidenciar estratégias de ensino/aprendizagem diferentes, embora não possa deixar de referir-se que as temáticas abordadas também são diferentes, o que poderá condicionar estes resultados.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents