Document details

Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança

Author(s): Pereira, Miguel de Lacerda ; Sousa, Silvana Freitas ; Gonçalves, Bruno F.

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/19967

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Dinamização cultural; Ensino superior; Estudantes; Influência das tunas


Description

Embora seja uma área que, infelizmente, careça de uma investigação mais aprofundada, compreender a influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior parece ser uma questão que merece atenção por parte da comunidade cientifica não só pelo significado que este género de grupos parece ter no ambiente académico e na dinamização cultural das localidades, particularmente, no que se refere àquelas que se situam no interior do país, mas, também, pela importância que os mesmos parecem ter na vida dos membros que os constituem. Assim, no presente estudo, recorremos à metodologia de estudo de caso para determinar qual a influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior. De um modo geral, os resultados obtidos, provenientes de uma análise de conteúdo realizada com rigor e clareza, sugerem que a influência deste género de grupos académicos é passível de ser categorizada em três grandes componentes: pessoal, académica e profissional. Através dos resultados, tal como no artigo anteriormente publicado Fatores que determinam a participação dos estudantes numa Tuna Universitária: um estudo de caso, pretendemos sensibilizar a comunidade tunae e científica para o debate destes temas e, claro, contribuir para o enriquecimento e expansão da literatura na área.

Although being a field that, unfortunately, needs further research, the understanding of the Tunas's influence on the lives of higher education students seems to be a subject that deserves attention from the scientific community, not only because of the significance that this type of group can have in the academic environment and the cultural dynamism of the communities, particularly in relation to those located within inland, but also because of the importance that these groups seem to have in the lives of its members. Therefore, in the present study, the case study methodology is used to determine the influence of the Tunas on the lives of higher education students. In general, the results obtained from a rigorous and clear content analysis suggest that the influence of this type of academic group can be categorized into three main components: personal, academic and professional. Within the results, as in the article previously published “Factors that determine the participation of students in a University Tuna: a case study”, we aim to raise the awareness of the “Tunae” and scientific community to the debate of these subjects and, of course, contribute to the enrichment and expansion of literature in the field.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents