Author(s): Teixeira, Carlos ; Almeida, Filomena
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/4952
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Aprendizagem ativa; Literatura infantil; Escrita pictográfica
Author(s): Teixeira, Carlos ; Almeida, Filomena
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/4952
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Aprendizagem ativa; Literatura infantil; Escrita pictográfica
O poster tem por objectivo apresentar o resultado de um projecto que emergiu, numa sala de um Jardim-de-infância da rede pública, a partir da leitura da história Os ovos misteriosos de Luísa Ducla Soares / Manuela Bacelar. O uso de pictogramas no âmbito da literatura de potencial recepção infantil (Azevedo, 2006: 12) tem-se generalizado. A escrita pictográfica de narrativas está mesmo a ser um recurso utilizado no desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais – veja-se a interessante colaboração entre a Kalandraka e a associação galega B.A.T.A.. Cada pictograma é um desenho simples acompanhado da palavra que o desenho ilustra. Não se trata apenas de tornar a leitura mais fácil e acessível, mas também de todo um complexo trabalho de transformação de linguagens, permitindo às crianças relacionar profusamente elementos de origens diversas (Colomer, 2009: 157) e pertencentes a diferentes estruturas semióticas. Solicitando às crianças a reescrita pictográfica da história, a educadora / mediadora (Cerrillo, 2006: 33-46) propiciou a emergência e o desenvolvimento de novas formas estético-simbólicas de ler o mundo, potenciando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Deste modo, o desenrolar do projecto possibilitou que as crianças desenvolvessem uma interpretação criativa da diegese, fortalecendo os seus laços emotivos – a fruição estética – com o texto.