Author(s):
Sousa, Ângela
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11000
Origin: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich
Subject(s): Ensino Básico; Aprendizagem; Ludicidade; Brincar; Jogo; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
O presente Relatório Final foi desenvolvido com base na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho teve como principal objetivo compreender como a ludicidade pode estar presente em momentos de aprendizagem, podendo esta ser facilitadora neste processo. Desenvolvi uma investigação qualitativa, onde realizei registos de observação direta em diário, pesquisas documentais e análise das práticas correntes da instituição onde desenvolvi a prática de ensino supervisionada em jardim-de-infância e em 1º CEB. De seguida, analisei as atividades lúdicas que propôs de acordo com a revisão de literatura feita. Posso concluir que a ludicidade pode estar presente em ambas as valências e que a aprendizagem da criança deve ser sempre realizada com caráter lúdico.