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Simulação imersiva virtual na formação contínua em enfermagem: Estudo desenvolvido num hospital do Minho

Author(s): Marques, Diana Manuel Pereira

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/22508

Origin: Escola Superior de Enfermagem do Porto

Subject(s): Simulação imersiva virtual; Formação contínua; Enfermagem; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

A formação contínua em enfermagem é uma das estratégias em uso para garantir a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem. Devido à evolução e inovação tecnológica torna-se premente a modificação e atualização das estratégias e ferramentas pedagógicas em uso. É neste âmbito que a simulação imersiva virtual (SIV) tem vindo a ganhar relevância. Contudo, pouco se conhece sobre a utilização e o impacte da SIV na formação contínua em enfermagem, bem como a utilidade, facilidade e intenção percebida pelos enfermeiros para a sua utilização. Com esta dissertação pretendíamos dar resposta a dois objetivos: o primeiro de conhecer o estado da arte relativo à efetividade da SIV, na formação contínua em enfermagem e, o segundo, de conhecer a facilidade, utilidade percebida e intenção para a utilização de um simulador imersivo virtual na formação contínua em enfermagem. Para dar resposta ao primeiro objetivo realizamos uma revisão sistemática da literatura (RSL) com base no modelo conceptual da Cochrane. A RSL permitiu clarificar que a simulação imersiva virtual contribui para a melhoria do conhecimento, para o desenvolvimento de competências profissionais, para a melhoria da performance, para o aumento da satisfação, facilidade de compreensão, perceção da aprendizagem e pensamento crítico dos enfermeiros. Para dar resposta ao segundo objetivo realizamos um estudo exploratório descritivo, transversal, de carácter quantitativo, em que participaram 50 enfermeiros de um serviço de urgência de um Hospital do Minho. Na recolha de dados utilizamos um questionário com recurso a uma escala de Likert de 10 pontos. Neste estudo os enfermeiros percecionaram uma média de 8,75 (SD±1,32) na facilidade, uma média de 8,8 (SD±1,12) na utilidade e um valor médio de 8,37 (SD±1,45) na intenção para a utilização do simulador imersivo virtual na formação contínua de enfermagem. Os resultados obtidos revelam a aceitação, satisfação, facilidade, utilidade e intenção dos enfermeiros para utilizarem a simulação imersiva virtual enquanto estratégia pedagógica na formação contínua em enfermagem.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Machado, Paulo Alexandre Puga
Contributor(s) Repositório Comum
CC Licence
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