Document details

Organização do espaço educativo: "Quebrar a rotina"

Author(s): Neves, Manuela

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/24091

Origin: Instituto Piaget

Subject(s): organização da sala de aula – recursos didáticos – Prática de Ensino Supervisionada.; Ciências da Educação


Description

O presente Relatório Final intitula-se “A organização do espaço educativo: «quebrar» a rotina”. Tendo em conta a necessidade de motivar os alunos para as aprendizagens, os objetivos principais do projeto descrito neste trabalho visam, sobretudo: i) evidenciar diferentes modos de organizar a sala de aula, ii) «quebrar» a rotina nas práticas letivas; iii) salientar diferentes recursos disponíveis para o professor utilizar na lecionação das aulas. Para a concretização destes objetivos procedeu-se a uma revisão da literatura para fundamentar a temática em questão. A Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Curso de Mestrado em Ensino dos 1º. e 2º. Ciclos do Ensino Básico, permitiu que o projeto selecionado fosse implementado, passando por três fases distintas: diagnóstico, intervenção e avaliação. Para diagnóstico usou-se grelhas de observação e questionários que, de certa forma, reforçaram a escolha do tema. Na intervenção foram desenvolvidas várias atividades, em diferentes áreas curriculares: matemática, ciências naturais, português e história e geografia de Portugal, na tentativa de atingir os objetivos delineados. Por fim, a última fase, a de avaliação, teve por base as respostas dadas pelos alunos acerca do que foi sendo desenvolvido, durante as aulas, quer ao nível da organização da sala de aula, quer em relação aos recursos utilizados. Acresce, ainda, que se inclui neste Relatório Final uma proposta de intervenção ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que o estágio (Prática Pedagógica) desenvolvido nesse nível de ensino ocorreu já há seis anos, num outro contexto e centrado numa outra temática (Educação Sexual no 1º Ciclo). Como reflexão final, e considerando-se o percurso académico, a Prática de Ensino Supervisionada, o projeto implementado e a questão da profissionalidade docente, pode afirmar-se que, se por um lado, a temática abordada constitui um detalhe que pode fazer toda a diferença no sucesso das aprendizagens, por outro lado há, ainda, um longo caminho a percorrer neste domínio.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Figueiroa, Alcina
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents