Document details

O Lúdico na Aprendizagem do Inglês

Author(s): Fernandes, Diana

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/35452

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): língua estrangeira, ensino precoce do Inglês, ludicidade, prática pedagógica, estratégias de ensino.; foreign language learning, English for young learners, playfulness, pedagogical practice, teaching strategies.


Description

O presente relatório teve como propósito compreender como é implementado o ensino precoce do Inglês na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, procedeu-se à análise da perceção da professora titular de Inglês sobre o ensino da língua inglesa e da sua prática pedagógica, com o mesmo grupo de crianças; primeiro durante a Educação Pré-escolar quando as crianças tinham 5 anos e subsequentemente no 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Analisou-se ainda a perceção das crianças sobre o ensino do Inglês. Definiram-se objetivos gerais de forma a compreender a orientação e perceção da docente relativamente à aprendizagem e ensino precoce da língua inglesa, conhecer a opinião das crianças relativamente à importância e utilização da língua inglesa e identificar as estratégias de ensino-aprendizagem. Para responder aos objetivos propostos, realizou-se uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, num estabelecimento escolar do concelho de Loures. Os dados foram recolhidos por entrevista semi-estruturada, focus group, observação direta e através da recolha do conteúdo dos manuais escolares da disciplina de Inglês. Os dados recolhidos através dos instrumentos mencionados foram sujeitos a análise de conteúdo e análise documental, no caso dos manuais escolares de Inglês. Os resultados destacam uma prática pedagógica do ensino do Inglês direcionada para a ludicidade, que previligia uma aprendizagem natural, mas também uma aprendizagem com intencionalidade educativa, havendo assim um equilíbrio. É também de realçar que tanto as crianças como a docente atribuem grande importância à aprendizagem do Inglês As crianças revelam maior atenção e motivação nas aprendizagens que envolvem histórias, canções, flashcards e jogos, mostrando menos interesse e entusiasmo nas tarefas relacionadas com o manual escolar. Nesta perspetiva, a professora de Inglês, apesar de utilizar o manual escolar, opta por uma aprendizagem que vai ao encontro das preferências das crianças. Em estudos futuros, será pertinente o alargamento deste tipo de investigação a outros contextos de ensino, de forma a averiguar se este tipo de prática pedagógica é comum, bem como averiguar quais as competências de língua adquiridas pelas crianças quando sujeitas a este tipo de ensino.

The purpose of this report was to understand how teaching English for young learners is implemented in pre-school and in the 1st cycle of Basic Education (CEB). Thus, we analyzed the perception of the English teacher about the teaching of the English language and her pedagogical practice, with the same group of children; first during pre-school education when the children were 5 years old and subsequently in the 1st year of schooling of the 1st CEB. An analysis was also carried out of the students' perception of English teaching. In this way, general objectives were defined in order to understand the perception of the teacher regarding early learning and teaching of the English language, to know the children's opinion regarding the importance and use of the English language and to identify the teaching-learning strategies used. In order to answer these objectives, a qualitative, exploratory investigation was carried out, in a school in the municipality of Loures. Data were collected through semi-structured interviews, focus groups, direct observation and through the analyses of the content in English textbooks. The data collected through the mentioned instruments were subjected to content analysis and document analysis, in the case of English textbooks. The results highlight a pedagogical practice of teaching English in a playful way, which favored natural learning, but also learning with educational intentionality, thus achieving a balance. It should also be noted that both children and the teacher attach great importance to knowing English. Children show greater attention and motivation in learning that involves stories, songs, flashcards and games, showing less interest and enthusiasm in tasks related to the school manual. The English teacher, despite using the school manual, opts for learning that meets the preferences of children. In future studies, it would be pertinent to extend this type of research to other teaching contexts in order to ascertain whether this type of pedagogical practice is common, as well as to ascertain what language skills are acquired by students when subject to this way of teaching.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Araújo, Luisa
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo