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A aprendizagem em simulacros e a aquisição de competências na gestão de catástrofes

Author(s): Godinho, Cátia Sofia Silva Leitão

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/36677

Origin: Universidade Europeia

Subject(s): Simulação; Aprendizagem; Gestão do conhecimento; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

A utilização da simulação como treino para uma situação real, pode ir muito além das questões do socorro e das mais diversas áreas de proteção civil, até, sem sentido lato, às emergentes abordagens no contexto da gestão de empresas. Este estudo pretendeu evidenciar a importância da simulação no domínio do safety, não só como veículo de aprendizagem, mas também de gestão do risco em cenários de crise. Apoiados numa unidade de análise com 98 elementos das valências da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e colocando criteriosamente essa amostra em cenários simulados, foi possível constatar, através da análise qualitativa, que existem fatores que condicionam, de forma inequívoca, o sucesso dos simulacros e que passam pela noção mental do tempo, predisposição dos participantes e trabalho de equipa. Esta última alusão aparece como sendo da máxima importância, designadamente ao permitir a criação de rotinas e a mecanização de procedimentos, que podem depois ser replicados em qualquer local, sendo esta replicação o produto da repetição continuada, nada despicienda neste tipo de matérias. O líder, e, mais especificamente, as questões de liderança, aparecem igualmente como relevantes pelo papel que aquele desempenha ao longo do processo. Sobretudo numa latitude como esta, estrutura e ação são peças indissociáveis, o mesmo acontecendo com a relação direta entre estatuto e papel. Da análise qualitativa foi possível verificar que a boa execução e o consequente adequado resultado de um simulacro depende da relação que os participantes estabelecem com o líder, neste caso, materializado no papel de delegado de segurança. Neste estudo, a aprendizagem aparece como causa e consequência da gestão (do conhecimento) do risco: a aprendizagem resulta da partilha e do uso do conhecimento, que por sua vez é um produto da aprendizagem. Numa outra vertente, este estudo espelha que embora a haja uma associação relevante entre o treino e a preparação para o risco, a análise quantitativa revela-nos que o objetivo de garantir uma população bem preparada para o risco não é plenamente alcançado com a realização de simulacros, sendo sugeridos caminhos para ultrapassar esta realidade.

The use of simulation as an exercise for a real situation, can go far beyond distress issues and the various areas of civil protection, even, in a broad sense, to emerging approaches in the context of business management. This study aimed to highlight the importance of the safety domain, not only as a vehicle for learning, but also for risk management in crisis scenarios. Supported by a sample from 98 elements of the valences of Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, and calculating criteria that are shown in simulated scenarios, it was possible to verify, through qualitative analysis, that there are factors that unequivocally determine the condition or success of the simulators and that combine the mental notion of time, predisposition of the participants and teamwork. This last allusion appears to be of the utmost importance, designed to allow the creation of routines and a procedure mechanism, which can be replicated in any location, being this replication the product of continued repetition, no negligible in this type of material. The leader, and more specifically, the leadership issues, seem as relevant as the role he plays throughout the process. Especially in a latitude like this, structure and action are inseparable parts, the same happening with a direct relationship between status and role. The qualitative analysis made it possible to verify that a good execution and the consequent adequate result of a simulation depends on the relationship that the participants establish with the leader, in this case, materialized in the role of security delegate. In this study, learning appears as a cause and consequence of risk management (knowledge): learning results from the sharing and use of knowledge, which, in turn, is a product of learning. In another aspect, this study shows that, although there is a relevant association between training and risk preparation, the quantitative analysis reveals that the objective of ensuring a population well prepared for risk is not totally achieved with simulations, suggesting ways to overcome this reality.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Fernando; Rosado, David
Contributor(s) Repositório Comum
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