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Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades

Author(s): Dantas da Silva, Erica ; Costa, Maria da Conceição ; Moreira de Souza Corrêa, Adriana

Date: 2021

Origin: Oasisbr

Subject(s): Avaliação; Ensino remoto; Desafios; Possibilidades; Evaluation; Remote learning; Challenges; Possibilities; Evaluación; Aprendizaje a distancia; Retos; Posibilidades


Description

Em decorrência da emergência do ensino remoto, uma prática mediada por tecnologias digitais, várias atividades realizadas pelos docentes precisaram ser refletidas, entre elas, a avaliação da aprendizagem. Assim, este estudo busca discutir os limites e as possibilidades da avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, no que se refere aos objetivos; bibliográfica quanto aos procedimentos de coleta de dados e qualitativa no que se refere à abordagem da análise dos dados. Os resultados apontaram que os principais desafios à redefinição do trabalho docente são à concepção da avaliação como o exame, a definição dos critérios de avaliação, bem como a ausência de equipamentos eletrônicos, acesso restrito à internet e conhecimentos para o manuseio dos instrumentos avaliativos no meio digital. Quanto às possibilidades, elencamos a análise das condições de acesso à tecnologia digital pelos estudantes, o entendimento da avaliação como um momento pedagógico que visa redirecionar os percursos da aprendizagem, o uso de instrumentos de avaliação diversificados, o fortalecimento da relação professor-aluno e a prática da autoavaliação.

As a result of the emergence of remote teaching, a practice mediated by digital technologies, several activities performed by teachers needed to be reflected upon, among them, the assessment of learning. Thus, this study seeks to discuss the limits and possibilities of learning evaluation in the context of remote teaching in the early years of elementary school. The research is characterized as exploratory as far as the objectives are concerned; bibliographical as far as the data collection procedures are concerned, and qualitative as far as the data analysis approach is concerned. The results pointed out that the main challenges to the redefinition of the teaching work are the conception of evaluation as an exam, the definition of the evaluation criteria, as well as the absence of electronic equipment, restricted internet access and knowledge to handle the evaluation instruments in the digital environment. As for the possibilities, we list the analysis of the conditions of access to digital technology by students, the understanding of assessment as a pedagogical moment that aims to redirect the learning paths, the use of diversified assessment instruments, the strengthening of the teacher-student relationship, and the practice of self-evaluation.

En resultado de la aparición de la enseñanza a distancia, una práctica mediada por las tecnologías digitales, es necesario reflejar varias actividades realizadas por los profesores, entre ellas, la evaluación del aprendizaje. Así, este estudio pretende discutir los límites y las posibilidades de la evaluación del aprendizaje en el contexto de la enseñanza a distancia en los primeros años de la educación primaria. La investigación se caracteriza por ser exploratoria en cuanto a los objetivos; bibliográfica en cuanto a los procedimientos de recogida de datos y cualitativa en cuanto al enfoque de análisis de datos. Los resultados señalaron que los principales retos para la redefinición de la labor docente son la concepción de la evaluación como examen, la definición de los criterios de evaluación, así como la ausencia de equipos electrónicos, el acceso restringido a Internet y los conocimientos para manejar los instrumentos de evaluación en el entorno digital. En cuanto a las posibilidades, enumeramos el análisis de las condiciones de acceso a la tecnología digital por parte de los alumnos, la comprensión de la evaluación como un momento pedagógico que pretende reorientar las trayectorias de aprendizaje, el uso de instrumentos de evaluación diversificados, el fortalecimiento de la relación profesor-alumno y la práctica de la autoevaluación.  

Em decorrência da emergência do ensino remoto, uma prática mediada por tecnologias digitais, várias atividades realizadas pelos docentes precisaram ser refletidas, entre elas, a avaliação da aprendizagem. Assim, este estudo busca discutir os limites e as possibilidades da avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, no que se refere aos objetivos; bibliográfica quanto aos procedimentos de coleta de dados e qualitativa no que se refere à abordagem da análise dos dados. Os resultados apontaram que os principais desafios à redefinição do trabalho docente são à concepção da avaliação como o exame, a definição dos critérios de avaliação, bem como a ausência de equipamentos eletrônicos, acesso restrito à internet e conhecimentos para o manuseio dos instrumentos avaliativos no meio digital. Quanto às possibilidades, elencamos a análise das condições de acesso à tecnologia digital pelos estudantes, o entendimento da avaliação como um momento pedagógico que visa redirecionar os percursos da aprendizagem, o uso de instrumentos de avaliação diversificados, o fortalecimento da relação professor-aluno e a prática da autoavaliação.

Document Type Journal article
Language Portuguese
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