Document details

Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)

Author(s): Dias, Maria Helina Roque das Neves ; Fonseca, Maria do Céu

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/26746

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Linguística; Comunicação verbal; Manuais escolares


Description

O presente trabalho visa o estudo de práticas de comunicação verbal em manuais de Língua Portuguesa (Castro e Sousa, 1998), adotados para o 5º ano de escolaridade em várias escolas do ensino básico do distrito de Évora, no ano letivo 2011/2012. Considerando que o objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comunicativas dos alunos, se é que assim se pode sintetizar a diversidade das aprendizagens essenciais desta disciplina no 2.º ciclo do Ensino Básico, interessa lançar um olhar sobre modalidades de comunicação verbal mais valorizadas em tais manuais, em conformidade com orientações programáticas oficiais. Considerando, por outro lado, que estes normativos curriculares se consubstanciam naqueles que são tidos pelos instrumentos mais usados em contexto escolar – os manuais escolares –, uns e outros constituem barómetro sensível da educação linguística, em geral, e da comunicação verbal, no caso em apreço. Entende-se serem os manuais escolares, independentemente da sua historicidade (Magalhães, 2011: 15), um guião do processo de ensino e aprendizagem, na medida em constituem o principal recurso pedagógico de professores e alunos, condicionando grande parte das atividades desenvolvidas na sala de aula. Uma vez elaborados a partir de orientações programáticas oficiais, determinam a prática letiva, e ajudam os professores a definir objetivos e a construir planificações.

Document Type Book
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents