Document details

Educar para a criatividade: do pensamento à prática educativa

Author(s): Oliveira, Ana Rita

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2119

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Motivação; Docente generalista; Criatividade


Description

O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico na unidade curricular Estágio II. Este apresenta todo o processo desenvolvido ao longo do estágio, na valência de EPE, numa instituição no conselho de Santo Tirso, com o grupo de crianças dos quatro anos. Esta unidade é uma I.P.S.S (Instituição, particular de solidariedade social). Na valência de 1ºCEB, realizou-se o estágio numa instituição pública na área de Rio Tinto, com uma turma do 1º ano de escolaridade. Ao longo de ambos os estágios, tentou-se interligar a prática com a teoria anteriormente consolidada. Observou-se, planificou-se, passou-se para a intervenção e de seguida avaliou-se. Tudo isto focado nos interesses e necessidades das crianças. Sustentando toda a intervenção, são apresentadas várias referências teóricas que suportam as opções tomadas, assim como os instrumentos de observação e de análise que permitiram uma melhor adequação de todas as experiências. Nestes dois contextos, a intervenção educativa focou-se na criatividade, perante um clima aberto e de diálogo e no pensamento criativo. Desta forma, este relatório espelha o envolvimento ao longo do percurso da estagiária, resultado da sua reflexão sobre as práticas. Assim, são apresentadas algumas evidências que retratam e caracterizam o perfil do profissional que se está a construir, contribuindo para uma educação capaz de responder aos desafios e mudanças da sociedade atual.

This report was carried out under the Master of Pre-School Education and 1st cycle of basic education in Stage II. This presents the whole process developed over the stage, in Pre- School Education, an institution in Santo Tirso, with the group of children of four years. This institution is an IPSS (particular institution of social solidarity). In the valence 1ºCEB, the stage was carried out in a public institution in the area of Rio Tinto, with a group of 1st grade. During both stages, practice and theory previously consolidated were articulated. Is this sense we observed, planned, moved to the intervention and then evaluated. All this, focused on the interest and needs of children. Holding any intervention, a variety of theoretical references were used to support the choices made, as well the instruments of observation and analysis that allowed a better adequacy of all experiences. In both contexts, the educational intervention was focused on creativity, in an open climate dialogue and creative thinking. Thus, this report reflects the involvement along the path of the intern, a result of its reflection upon practice. So, some evidence that depict and characterize the professional profile that is being built are presented, contributing to an education capable of meeting the challenges and changes of today's society.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents