Document details

Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima de sala de aula

Author(s): Ricardo, Ana Filipa ; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves ; Monteiro, Vera ; Peixoto, Francisco

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/1609

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Motivação; Clima de sala de aula; Matemática


Description

Com o intuito de verificar e analisar as relações entre a motivação dos alunos para a aprendizagem da Matemática e as suas perceções sobre o clima de sala de aula em função das variáveis desempenho escolar e comportamentos disruptivos, e a relação entre motivação e clima de sala de aula, realizou-se uma investigação, onde participaram 390 alunos do 3º ciclo, de duas escolas da região de Lisboa. Foram utilizadas duas escalas, uma que avalia a perceção do clima de sala de aula “Na Sala de Aula de Matemática” e outra que avalia a motivação dos alunos para a aprendizagem da disciplina “Eu e a Matemática”. Os dados evidenciaram que alunos com melhores notas apresentam níveis motivacionais mais altos e perceções de clima de sala de aula mais positivas. E alunos com mais comportamentos disruptivos apresentam níveis motivacionais mais baixos e perceções de clima de sala de aula menos positivas. Verificou-se ainda que alunos com níveis motivacionais mais altos apresentam perceções de clima de sala de aula mais positivas.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo