Document details

Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal

Author(s): Mendes, Carolina ; Alves, José Matias ; Carvalho, Paulo de

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/25416

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Políticas públicas de educação; Parcerias sociais; Epistemologia situada de cooperação para o desenvolvimento; Cooperação dialógica


Description

O artigo pretende analisar políticas públicas de ensino em Angola, concretizadas em práticas de cooperação para o desenvolvimento pós-2015, nomeadamente as parcerias sociais estabelecidas entre o Estado angolano e organizações do segundo e terceiro sectores no âmbito da alfabetização de adultos em contexto profissional.São abordadas algumas conclusões de um estudo realizado a propósito de um doutoramento em Ciências de Educação, que, à luz de uma Epistemologia Situada de Cooperação para o Desenvolvimento, entende que as políticas se manifestam a diferentes níveis, tais como: o megassítio, o macrossítio e o mesossítio. Conclui-se que tais parcerias sociais fazem sentido e tornam-se mais consistentes quando percebidas no âmbito de uma cooperação dialógica, onde as partes envolvidas apresentam determinadas disposições quando os parceiros estão devidamente enquadrados numa rede local de parcerias e cujos resultados vão sendo evidenciados através de uma dinâmica circular glocal.

This article wishes to assess public policies of education in Angola, carried out in cooperation procedures for post 2015 development, namely, social partnerships established between the Angolan Government and organizations of the second and third sectorsin the area of adult literacy in a professional environment.References are made to some conclusions of a study carried out within a PhD in Educational Sciences, which according to the theory of a Situated Epistemology of Development Cooperation understands that policies are presented at different levels, such as mega site, macro site and meso site.It is concluded that such social partnerships make sense and become more consistent when perceived in the context of dialogic cooperation, where the parties involved present certain provisions that partners tend to present when properly justified in a local network of partnerships.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents