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O impacto da sustentabilidade da ‘The Body Shop’ na reputação, intenção de compra, qualidade percebida e lealdade à marca

Author(s): Torgal, Mariana Oliveira Gonçalves dos Reis

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/43822

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Sustentabilidade; Marca; Reputação; Intenção de compra; Qualidade percebida; Lealdade à marca; Consumo; The Body Shop; Sustainability; Brand; Reputation; Purchase intention; Perceived quality; Brand loyalty; Consumption; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

O presente trabalho esteve assente na análise do impacto da sustentabilidade da marca The Body Shop na sua reputação, na intenção de compra, na qualidade percebida e na lealdade dos consumidores, com base na opinião de uma amostra exclusivamente portuguesa. A estratégia metodológica esteve assente na recolha de dados através de inquéritos. Para além de ratificar a sustentabilidade enquanto traço distintivo da marca, a amostra de 283 indivíduos revelou que o impacto da sustentabilidade na reputação, na intenção de compra, na qualidade percebida e na lealdade à marca é positivo. Entretanto, é importante destacar que este impacto é mais forte nas variáveis intenção de compra, lealdade à marca e qualidade percebida, ao passo que é mais fraco (embora ainda positivo) na variável referente à reputação. Apesar destas diferenças, é corroborado o papel importante da sustentabilidade no contexto de gestão de marcas e de relacionamento com o consumidor.

This study analyzed the impact of the sustainability of The Body Shop brand on its reputation, purchase intention, perceived quality and brand loyalty, based on the opinion of an exclusively Portuguese sample. The methodological strategy was based on collecting data through surveys. As well as confirming sustainability as a distinctive brand trait, the sample of 283 individuals revealed that the impact of sustainability on reputation, purchase intention, perceived quality, and brand loyalty is positive. However, it is important to note that this impact is stronger on the variables purchase intention, brand loyalty, and perceived quality, while it is weaker (although still positive) on the variable relating to reputation. Despite these differences, the important role of sustainability in the context of brand management and consumer relations is confirmed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandes, Anna Carolina Boechat Chaves
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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