Document details

O papel dos jogos didáticos no reportório de práticas docentes de economia

Author(s): Mucharreira, Pedro Ribeiro ; Cerdeira, Luisa ; Cabrito, Belmiro

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/26610

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Formação de professores; Didática da economia; Jogos didáticos e de simulação; Aprendizagem; Motivação


Description

A investigação proposta incidiu na definição de um modelo conceptual, baseado na literatura de referência, como Fullan (1991), Chaves e Parente (2011) e Vos (2015), onde se pretendeu compreender o papel da formação inicial e contínua docentes no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais, ao nível do ensino secundário, para uma possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Situando-se num paradigma construtivista, em que se assume a construção das aprendizagens através das experiências (Dewey, 1933; Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008), a presente investigação pretendeu, de igual forma, relevar o papel que os designados jogos didáticos e de simulação, muitos deles organizados por instituições de ensino superior, poderão ter nas aprendizagens e motivação dos alunos em contexto escolar, particularizando à didática do ensino da Economia. Complementarmente, pretendeu-se evidenciar a forma como o modelo conceptual será aplicado numa futura investigação, tendo em vista procurar dar resposta aos objetivos definidos. Desta forma, pretende-se desenvolver posteriormente esta investigação recorrendo à aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores e que visa avaliar as diferentes dimensões da investigação, considerando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território nacional. A metodologia utilizada nesta investigação incidirá no desenvolvimento de equações estruturais, com vista a investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents