Document details

Estilos educativos parentais, valores e autoconceito de adolescentes : um estudo transcultural

Author(s): Iglesia, Yara Rodrigues de la

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/29919

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Teses de doutoramento - 2017; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Tese de doutoramento, Educação (Psicologia da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017

O presente estudo teve como objetivo principal investigar, a partir de uma perspectiva transcultural, como se caracterizam os estilos educativos parentais, o autoconceito e os valores na adolescência, como se relacionam estas variáveis entre si e como se diferenciam, em função de variáveis específicas. Em relação à metodologia, foi realizado um estudo quantitativo, de tipo transversal. A amostra foi composta por 2891 adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 11 e 19 anos, 904 portugueses, 994 brasileiros, 993 espanhóis, estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares, provenientes de diferentes cidades. Para o estudo dos estilos educativos parentais, foi utilizada a Escala de Socialização Parental (ESPA29), para a abordagem do autoconceito foi usado a Escala Multidimensional do Autoconceito (AF5), e o Questionário de Perfil de Valores (PQV), para o estudo dos valores. Todas as escalas foram traduzidas e validadas aos três contextos estudados. A análise dos resultados permitiu encontrar relações significativas entre os estilos educativos parentais, o autoconceito e os valores e permitiu destacar as seguintes conclusões: nos três países estudados a dimensão aceitação/envolvimento, compartilhada pelo estilo educativo indulgente e autoritativo, relaciona-se significativamente com todas as dimensões do autoconceito (acadêmico, social, familar, emocional e físico) com os valores do eixo de autotranscêndencia (universalismo e benevolência) e os valores do eixo de conservação (conformidade, tradição e segurança), bem como, com o valor do eixo de abertura à mudança (autodeterminação) e com o valor do eixo de autopromoção (realização). A dimensão severidade/imposição, compartilhada pelo estilo educativo autoritário e autoritativo, não apresentou relações com uma melhor adaptação psicossocial dos adolescentes. Os resultados desse estudo vem ao encontro de outras pesquisas que concluem que o estilo educativo indulgente, que está fundamentado nas demonstrações de afeto, carinho, no diálogo e na compreensão e apoio que os progenitores mantêm com seus filhos e filhas na sua interação diária, está associado a uma maior autoestima e com as prioridades valorativas assumidas pelos filhos, nos três países estudados. Em posteriores estudos poderse-ão retomar aspectos com vista a um maior aprofundamento dos resultados e da sua interpretação, quer no âmbito dos instrumentos utilizados quer na realização de estudos transculturais, incluindo amostras de culturas africanas e asiáticas.

The present research had as main objective to analyze, from a cross-cultural perspective, the characteristics of the different parental socialization styles, the self-concept and the values in adolescence, and which relationships there are between these variables and their factors. Regarding the methodology, we conducted a quantitative cross-sectional study. Study participants were 2891 adolescents, male and female, 904 Portuguese, 994 Brazilian and 993 Spaniards, aged between 11 and 19 years, students from public and private schools coming from different cities. To assess the parenting styles we used the Parental Socialization Scale (ESPA29). To evaluate the self-concept we used the Self-Concept Scale (AF5). To evaluate the values we used the Questionnaire of Values (PQV). All scales had already been translated and validated for the three contexts that have been studied. The analysis of the results allowed to find significant relationships between the parental educational styles, the selfconcept and the values of the children and allowed to emphasize the following conclusions: in the three countries studied the acceptance/involvement dimension, shared by the indulgent and authoritative educational styles, is significantly related with all dimensions of the selfconcept (academic, social, family, emotional and physical) with the values of the axis of selftranscendence (universalism and benevolence) and the values of the conservation axis (conformity, tradition and security), as well as with the value of the axis of openness to change (self-determination) and the value of the axis of self-promotion (realization). Regarding to the severity/imposition dimension, shared by the authoritarian and authoritative educational styles, it did not demonstrate a relationship with a better psychosocial adaptation of adolescents. The results of this study are in agreement with other studies that conclude that the indulgent educational style, which is based on the expressions of affection, care, understanding and support that the parents maintain with their sons and daughters in their daily interaction, is associated with higher self-esteem and with the main values assumed by the children in the three countries studied. In subsequent studies, aspects can be taken up with a view to further deepening the results and their interpretation, both within the scope of the instruments used and in the conduct of cross-cultural studies, including samples from African and Asian cultures.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Veiga, Feliciano Henriques, 1952-; García, Fernando
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo