Author(s):
Serrão, Maria Inês Pereira
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/32747
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Teses de mestrado - 2007; Psicologia da educação; Enfermeiras; Vida adulta; Histórias de vida; Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Psicologia da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
Levinson e seus colaboradores, nos anos 70, marcaram a história da psicologia do desenvolvimento do adulto, criando a teoria das estações de vida, baseada em entrevistas biográficas, feitas a 40 homens. Nos anos 90, Levinson recriou a sua teoria na perspectiva feminina, estudando 45 mulheres, de diferentes estratos sociais e diferentes profissões. O nosso estudo, que se enquadra na teoria de Levinson e colaboradores, tem como objectivo principal analisar a fase de noviciado (novice phase) em mulheres, portuguesas, enfermeiras de profissão. Para tal utilizou-se uma metodologia qualitativa, nomeadamente histórias de vida. A análise de conteúdo das informações obtidas mostra que, as enfermeiras portuguesas da nossa amostra, passam no Início da Vida Adulta pelas 3 primeiras fases de transição e estrutura de vida identificadas por Levinson e colaboradores. Na nossa amostra, o sonho, a profissão e o relacionamento afectivo assumiram um papel importante, o mesmo não acontecendo com o papel de mentor.
Levinson and his colleagues, in the seventies, marked the history of adult development psychology, generating a theory of life stages, based on biographical interviews, made to 40 men. In the nineties, Levinson recreated his theory in the woman's perspective, studying 45 women, of different social strata and different professions. Our study, which is framed in the theory of Levinson and collaborators, has as main objective to analyse the novice phase in Portuguese woman’s, professional nurses. For its materialization, a qualitative methodology was used, namely life histories. The analysis of the obtained information shows that, the Portuguese nurses of our sample, go to the Early Adulthood, by the first 3 transition and life structure periods identified by Levinson and collaborators. In our sample, the dream, the profession and the love relationship assumed an important paper, the same not happening with mentor’s paper.