Autor(es):
Simas, Fátima Maria ; Miranda, Guilhermina Lobato ; Marques-Pinto, A. ; Carvalho, Maria Antonieta ; Rafael, Manuel
Data: 1993
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5553
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Formação de professores; Psicologia
Descrição
Este artigo reflecte a experiência docente dos autores na disciplina de Psicologia Educacional, integrada na formação de professores de 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Apoia-se em dados recolhidos junto dos formandos, em distintos momentos do seu percurso formativo, relativos a expectativas, preocupações e interesses face à psicologia, bem como à utilidade dos conhecimentos adquiridos para a prática pedagógica. A amostra foi constituída por professores em formação inicial (a nível da componente teórica e do estágio) e em profissionalização em serviço. Os dados foram recolhidos no início e no termo da componente teórica da formação e durante o estágio profissional. Espera-se que esta reflexão possa constituir um contributo para a identificação de necessidades na perspectiva da formação contínua de professores.