Author(s): Madeira, Ana
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7203
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Educação Comparada; História da educação; Lusofonia
Author(s): Madeira, Ana
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7203
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Educação Comparada; História da educação; Lusofonia
Este trabalho constitui uma reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas que se colocam à investigação em educação colonial, duplamente referidos à história da educação e à educação comparada, num mesmo espaço linguístico. Recupera da agenda de trabalho de ambos os campos disciplinares os contributos que permitem converter o olhar eurocentrado e autoreferenciado da investigação comparada em educação num conjunto de propostas capazes de integrar as experiências, os sentidos e as sensibilidades do outro num mesmo plano de análise. A reflexão tem por finalidade sugerir caminhos para identificar novos problemas de investigação integrando metodologias comparadas na análise do colonialismo, segundo uma perspectiva cultural. Ela propõe‐se, igualmente, sugerir uma tematização dos discursos sobre a educação — modelos pedagógicos, mecanismos de socialização, construção do aluno, formação das identidades, disciplinas e currículo, temporalidades escolares, etc. — em torno de uma mesma questão empírica, isto é, a da escola em contexto colonial.