Document details

Tornar-se professor online: a formação online de professores do ensino superior para a docência online

Author(s): Morgado, Lina ; Mendes, António Quintas ; Oliveira, Isolina ; Goulão, Fátima ; Mota, José

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/6941

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Educação online; e-Professor; e-Tutor; Formação de professores online; Online education; e-teacher; Teachers' training


Description

A Universidade Aberta (UAb) enfrentou um profundo processo de mudança que envolveu não só a virtualização de todo o seu processo de ensino e aprendizagem, como a definição de novas competências para o seu corpo docente e a criação de novos perfis, ambientes e rotinas implementando o novo Modelo Pedagógico da instituição para a educação online. Um dos maiores desafios desta mudança foi proporcionar a formação e apoio adequado ao corpo docente, cujo novo papel implicava colocar em prática o novo modelo pedagógico. Parte da dificuldade deste processo residia no número de professores envolvido (cerca de 160 professores universitários e de 300 tutores) e na "urgência" dos processos. Outra parte da dificuldade centrava-se no desenvolvimento das novas competências e na alteração de comportamentos e atitudes. A estratégia de formação e os diferentes programas de formação desenvolvidos no âmbito da actividade do Laboratório de Educação a Distância (LE@D) da UAb centram-se numa pedagogia do elearning, tendo sido validados internacionalmente. Esta experiência permitiu desenvolver posteriormente programas de formação para docentes de outras universidades.

Universidade Aberta, is going through a profound process of change that involves the virtualization of teaching and learning supported by a new pedagogical model for online education. Based on pedagogical and sustainability considerations the pedagogic model adopted implies, for pos-graduation courses, the constitution of virtual classes where groups of students heavily work collaboratively under the constant orientation and supervision of a teacher, with high levels of interaction, while for graduation courses the pedagogic model implies more limited levels of group work and considerable time for individual study, with the possibility of interaction and some collaboration among students and interaction with the teacher at predefined moments during the course. One of the most challenging tasks in this process of change and migration to online learning was to give the proper training and support to the teachers who were going to embody this change and put Universidade Aberta’s new pedagogic model into practice. The training strategy and programmes developed in the Distance Education Laboratory are based on an elearning pedagogy and were internationally validated by world-renowned experts. This experience made it possible to develop further training programmes for teachers of other universities.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents