Document details

A utilização da Internet e da Moodle no contexto de ensino e de aprendizagem : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade

Author(s): Tavares, Sandra Paula de Jesus

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/29140

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 371.68; 681.324


Description

Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática

O presente estudo, inserido no Estágio do Mestrado em Ensino de Informática, tem como objetivo descrever a utilização da Internet e da plataforma Moodle no contexto de ensino e aprendizagem. Usando uma metodologia de Development Research, desenhei e desenvolvi um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a plataforma Moodle que, depois de avaliado na sua usabilidade por peritos e por utilizadores semelhantes ao público-alvo, foi utilizado por um grupo de 37 alunos de duas turmas do 9º ano de escolaridade na disciplina de TIC. Com este estudo pretendi potenciar a integração pedagógica da Internet na sala de aula, ensinar a pesquisar, selecionar, distinguir informação de informação relevante e ensinar a citar essa informação. Também pretendi avaliar o contributo do uso da plataforma Moodle no processo de comunicação e colaboração entre os alunos e avaliar o seu contributo no processo das aprendizagens dos alunos. Os resultados mostram que foi possível potenciar a integração pedagógica da Internet na sala de aula, que os alunos aprenderam a pesquisar e selecionar informação na Internet, a saberem distinguir informação relevante da não relevante, bem como aprenderam a citar corretamente essa informação recolhida. Relativamente às atividades online promovidas na plataforma Moodle fora dos momentos presencias, os resultados ficaram aquém do esperado e das minhas expectativas. Observo que os alunos não foram muito receptivos ao desafio de terem que usar o AVA em casa e assumirem a responsabilidade da sua aprendizagem de forma autónoma. O facto da plataforma Moodle da Escola não ser usada com estas turmas poderá ser um indicador importante que pode explicar a não preparação destes alunos para o uso dos AVA.

This study, enrolled within the Stage of Master in Teaching Informatics as a goal has to describe using the Internet and Moodle platform in teaching learning context. Using Development Research as a method, I designed and developed a Virtual Learning Environment (VLE) for Moodle platform which, after evaluated on its usability by experts and similar users to the target audience, was used by a group of 37 students from two classes of TIC 9th grade. With this study I intended to enhance the pedagogical integration of the Internet in the classroom, teaching how to make a research, select, distinguish information of relevant information and teaching to quote this information. I also pretended to evaluate the contribution of using Moodle platform in communication and cooperation process among students, as well to evaluate its contribution in students learning process. The results show that it was possible to boost the Internet pedagogical integration in the classroom, the students also learned how to search and select Internet information, to know how to distinguish relevant information from no relevant information, how they learned to quote correctly the collected information. As far as concerned to online activities promoted in Moodle platform outside classes, the results were below the expected and below my own expectations. I was aware that the students were not quite receptive to the challenge of using VLE at home and ensure the responsibility of their own learning by themselves. The school‘s Moodle platform not being used with these classes can be an important indicator which can explain students not being ready for the use of the VLE.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lencastre, José Alberto
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo