Author(s): Coelho, Ana Paula Mendes Augusto
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2737
Origin: uBibliorum
Subject(s): Autismo; Psicomotricidade
Author(s): Coelho, Ana Paula Mendes Augusto
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2737
Origin: uBibliorum
Subject(s): Autismo; Psicomotricidade
O presente artigo “Perfil Psicomotor em Crianças com e sem Autismo - Um estudo comparativo” pretende diferenciar os perfis psicomotores de duas crianças: uma com autismo e outra com um desenvolvimento normativo e verificar a importância do conceito de psicomotricidade na avaliação da progressão das suas aprendizagens. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho é o estudo de caso comparativo (Yin, 2001). Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a BPM, (Fonseca, 2007) e questionário respondido pelos encarregados de educação das crianças envolvidas. Ao nível dos resultados, a criança com autismo apresentou um perfil psicomotor dispráxico (12,2 valores na BPM), o que corresponde a ligeiras dificuldades de aprendizagem e reflecte, em termos psiconeurológicos, dificuldades na integração e organização dos factores psicomotores, tendo repercussões negativas na sua capacidade de aprendizagem. A criança sem autismo revelou possuir um perfil psicomotor superior com 28 valores na BPM.
This article "Psychomotor Profile in Children with and without Autism - A comparative study" to differentiate the psychomotor profiles of two children: one with autism and another with a development of standards and verify the importance of the concept of psychomotor assessment of progression of their learning . The methodology used for the preparation of this work is the comparative case study (Yin, 2001). The instruments used for data collection were the BPM (Fonseca, 2007) and a questionnaire answered by parents of children involved. In terms of results, the child with autism showed a profile psychomotor dyspraxia (12.2 values in BPM), which corresponds to mild learning difficulties and reflects, in psycho-neurological terms, difficulties in integration and organization of psychomotor factors, have a negative impact in their learning ability. Achild without autism have found a higher psychomotor profile with 28 values in BPM.