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O contributo da intervenção psicomotora em meio aquático na qualidade de vida de adultos com dificuldade intelectual e desenvolvimental

Author(s): Jardim, Nádia Filipa França

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/10411

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Dificuldade intelectual e desenvolvimental; Intervenção psicomotora; Meio aquático; Qualidade de vida; Intellectual and developmental disability; Psychomotor intervention; Aquatic environment; Quality of life; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas


Description

Artigo 1: A Qualidade de Vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental A Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental na sua mais recente definição relaciona os serviços e os apoios adequados que permitem aos indivíduos ser mais autónomo se independentes. O constructo da Qualidade de Vida com base nos paradigmas atuais, associa as necessidades pessoais e profissionais tendo em conta os objetivos e o contexto em que estes indivíduos com dificuldades intelectuais desenvolvimentais estão inseridos. A Intervenção Psicomotora é fundamental pois permite um desenvolvimento total e harmonioso a nível motor, emocional, social e cognitivo. O Meio Aquático é um contexto onde, também, é possível organizar atividades lúdicas e pedagógicas, com resultados provenientes de investigações apontando para benefícios ao nível da autoestima, motivação, autoconceito, capacidades cognitivas e controlo postural, que por sua vez, irão contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com DID. Neste âmbito, o presente artigo procura analisar, sob o ponto de vista teórico, o possível contributo que a intervenção psicomotora em meio aquático poderá deter na melhoria quer das competências do meio aquático, quer da qualidade de vida, de adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Artigo 2: A Intervenção Psicomotora em Meio Aquático na Qualidade de Vida de Pessoas com DID O objetivo deste artigo prende-se com a análise do contributo da intervenção psicomotora em meio aquático na QV e nas competências aquáticas de adultos com DID, procurando avaliar a sua eficácia. A amostra foi constituída por 29 participantes, 4 do género masculino e 25 do feminino, com um diagnóstico de DID “moderada” e “ligeira” (utilizou-se esta terminologia dado estas constarem nos diagnósticos individuais), com idades entre os 19 e 45 anos (M=28,55 5,49). Todos os sujeitos estavam no Centro de Atividades Ocupacionais. Foram aplicadas a versão portuguesa da Escala Pessoal de Resultados e a Ficha de Avaliação do Comportamento em Meio Aquático, em três momentos distintos (avaliação inicial/baseline, final e retenção). Em seguida, implementou-se um programa de intervenção psicomotora em meio aquático com a duração de quatro meses e com uma periodicidade de três sessões/semana (de cerca de 50min cada). Conclusões: Os resultados obtidos apontaram os benefícios da intervenção psicomotora na promoção da QV dos participantes. Foram verificadas diferenças em alguns domínios de QV, e ao nível das competências aquáticas constatou-se que não houve uma evolução significativa em todos os domínios, talvez devido à abrangência dos itens inerentes à QV associadas à curta duração do programa que pode não ter sido suficiente para a aquisição, consolidação e transfer das competências vivenciadas.

Artigo 1: A Qualidade de Vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental The most recent definition of Intellectual and Developmental Disabilities aligns the concept and organization for services and supports aiming the independence of each person with intellectual disability. The multidimensional construct of Quality of Life is transforming and changing the organizational, systems and community levels to enhance person’s well-being and reduce their exclusion from the social mainstream. The Psychomotor Intervention allows a total and harmonic development in different levels, such as motor, emotional, social and cognitive. The Aquatic Intervention is a context that makes possible the pedagogic and recreational activities organization with benefits at different levels, such as self-esteem, motivation, self-concept, cognitive abilities and postural control. Consequently, Quality of Life of the individuals with IDD through a psychomotor intervention should improve. Due to the inexistence of research in the area, this first article, based on a literature review, aims to analyze and understand the possible contribution of Psychomotor Intervention, in water, in aquatic competences and quality of life of adults with intellectual disability. Artigo 2: A Intervenção Psicomotora em Meio Aquático na Qualidade de Vida de Pessoas com DID The purpose of this study is to analyze the contribution of the psychomotor intervention in the QOL and water skills of adults with IDD. The sample is composed by 29 participants, four males and twenty-five females, with ages ranging from 19 to 45 years old (M=28,55 5,49) and diagnosed with mild and moderate IDD. All participants were at the Occupational Activity Center. The Portuguese version of Personal Outcomes Scale and the Ficha de Avaliação do Comportamento em Meio Aquático were applied in three different moments (initial, final and retention). Later on, a program of Psychomotor Intervention in aquatic environment was implemented during four months, consisting of three 50 minutes sessions per week. Findings showed benefits of psychomotor intervention in the promotion of some QOL domains and water skills of adults with IDD. Differences were found in some areas of QOL, and in the aquatic skills was found that there was no significant progress in all areas, a fact which can be explained by the range of items related to the QOL associated with short program duration which may not have been sufficient for the acquisition, consolidation and transfer of experienced skills.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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