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Antecedentes de continuidade de utilização de aplicações móveis na saúde

Author(s): Baião, Catarina Miranda Cunha Martins

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/24060

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): mHealth; aplicações; intenção de continuidade; satisfação; qualidade percebida; identidade tecnológica móvel; autoeficácia; facilidade de uso; utilidade percebida; Applications; Continuance Intention; Satisfaction; Perceived Quality; Mobile Technology Identity; Self-Efficacy; Ease of Use; Perceived Usefulness


Description

Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial

Nos últimos anos, o número de aplicações móveis de saúde cresceu significativamente, face à evolução no desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e ao interesse crescente da população em formas de gerir a saúde mais conveniente e eficazes. No entanto, após a adoção inicial de aplicações móveis de saúde, a sua utilização apenas persiste por um curto período de tempo. A presente dissertação tem como principal objetivo estudar quais os antecedentes que afetam a intenção de continuidade de utilização de aplicações móveis de saúde, bem como analisar o efeito da identidade tecnológica móvel e da autoeficácia na facilidade de uso e na utilidade percebida. O efeito da facilidade de uso na utilidade percebida foi também analisado neste modelo. O modelo conceptual foi testado a partir de 278 respostas, obtidas através de um questionário disponibilizado online nas redes sociais e através da partilha do link por email. Os resultados obtidos mostram que a identidade tecnológica móvel influencia positivamente e diretamente a utilidade percebida, mas não tem qualquer influencia na facilidade de uso. O efeito da autoeficácia na facilidade de uso mostrou-se positivo e significativo. O efeito direto da autoeficácia na utilidade percebida não é significativo. No entanto, existe um efeito indireto significativo através da facilidade de uso. Por sua vez, a facilidade de uso tem um impacto positivo direto na utilidade percebida e na satisfação e influencia indiretamente a intenção de continuidade de uso através da satisfação. Em relação à utilidade percebida esta apresenta um efeito direto na satisfação e um efeito indireto na intenção de continuidade através da satisfação. No que concerne à satisfação concluiu-se que esta tem um impacto positivo e significativo na intenção de continuidade de uso. Por fim, verificou-se que a qualidade percebida do serviço influencia positivamente e diretamente a satisfação e indiretamente a intenção de continuidade de uso da aplicação.

In recent years, the number of mobile healthcare applications has grown significantly, due to the evolution in the development of information and communication technologies and the growing interest of the population in ways to manage healthcare more conveniently and effectively. However, after the initial adoption of mobile healthcare applications, their use only persists for a short period of time. The main objective of this dissertation is to study which antecedents affect the continuance intention to use mobile health Apps, as well as to analyze the effect of mobile technological identity and self-efficacy on ease of use and perceived usefulness. The effect of ease of use on perceived usefulness was also analyzed in this model. The conceptual model was tested from 278 responses, obtained through a questionnaire available online on social networks and shared by email. The results obtained show that mobile technology identity, positively and directly influences perceived usefulness but has no influence on ease of use. The effect of selfefficacy on ease of use was positive and significant. The direct effect of self-efficacy on perceived usefulness is not significant. However, there is a significant indirect effect through ease of use. On the other hand, ease of use has a direct positive impact on perceived usefulness and satisfaction and indirectly influences the continuance intention to use through satisfaction. When it comes to perceived usefulness, this has a direct effect on satisfaction and an indirect effect on the continuance intention through satisfaction. Regarding to satisfaction, it was concluded that this has a positive and significant impact on continuance intention. Finally, it was found that the perceived quality of the service, positively and directly influences satisfaction and indirectly the continuance intention to use the application.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Graça Miranda
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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