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Satisfação dos clientes de unidades de cuidados continuados integrados do distrito de Vila Real

Autor(es): Pimentel, Maria Helena ; Monteiro, Adriana Morais ; Pereira, Fernando A.

Data: 2019

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/20735

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Cuidados continuados integrados; Satisfação do cliente; Escala de avaliação da satisfação


Descrição

Contexto e ObjetivoAvaliar o nível de satisfação dos clientes das unidades de cuidados continuados integrados do Distrito de Vila Real e estudar os fatores que influenciam essa satisfação. MétodoO presente estudo é quantitativo e transversal. A amostra é de 90 clientes internados em sete de nove UMDR e ULDM no Distrito de Vila Real. Aplicou-se um questionário sociodemográfico e uma Escala de Satisfação dos Utentes das Unidades de Cuidados Continuados Integrados adaptada da Escala de Satisfação dos Clientes de Estruturas Residenciais para Idosos dos autores Falcão et al (2015). As variáveis independentes são: idade, sexo, estado civil, habilitações literárias, visitas regulares de familiares/amigos, tempo de internamento, diagnóstico de referenciação, capacidade de resposta da organização, empatia com os colaboradores, fatores ambientais e estruturais, informação e envolvimento na decisão e atividades ocupacionais e a tipologia de internamento. As variáveis dependentes são o nível de satisfação dos utentes/clientes e respetivas dimensões. Para as 20 questões da escala usou-se uma escala tipo Likert de 5 pontos, desde o “Nada Satisfeito” (1) até ao “Totalmente Satisfeito” (5). Foi realizada uma redução fatorial resultando três dimensões que explicam 66,18% da variância. O alfa de Cronbach foi de 0.936 para o total da escala, sendo 0,915 para o fator 1, 0,985 para o fator 2 e de 0.807 no fator 3. A adequação da amostra medida pelo KMO é de 0.889, e o teste de esfericidade Barttlet é muito significativo (qui-quadrado = 1201.02; p<0.001). Resultados: A caraterização sociodemográfica e clínica dos inquiridos está expressa na Tabela 1 e o grau de satisfação nas tabelas 2 e 3. O nível geral de satisfação é elevado (mediana = 73,3). Regista-se diferença com significado estatístico conforme os inquiridos são oriundos do meio rural ou urbano (p=0,020), sendo os rurais os menos satisfeitos. Embora sem significado estatístico mas no limiar do mesmo (p=0,082) os aposentados são os mais satisfeitos. Não foram encontradas diferenças com significado estatístico segundo a condição clínica, todavia, tendencialmente observa-se maior grau de satisfação quando a duração do internamento é menor e quando o tipo de resposta pós-alta é o domicílio com suporte. Discussão/ConclusõesOs resultados obtidos evidenciam um nível geral de satisfação elevado com um valor mediano de 73,3 numa escala da 0 a 100, sendo particularmente elevada a satisfação com os fatores estruturais e com os cuidados de atenção pessoal, o que interpretamos com a qualidade das estruturas e a boa preparação dos cuidadores. Relativamente aos fatores sociodemográficos apenas se regista diferenças de satisfação com significado estatístico conforme os inquiridos são oriundos do meio rural ou urbano, sendo os rurais os menos satisfeitos, talvez porque estejam mais deslocados e menos habituados a ambientes fechados. No que respeita à satisfação segundo a condição clínica não foram encontradas diferenças com significado estatístico, todavia, tendencialmente, observa-se maior grau de satisfação quando a duração do internamento é menor e quando no pós-alta o tipo de resposta adequado é o domicílio com suporte.

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
Licença CC
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