Detalhes do Documento

Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Autor(es): Alves, Vasco

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/7647

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Ensino da música; Educação Musical; Ensino Básico


Descrição

Este é o relato de experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Estas experiências foram realizadas ao longo dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, tendo como principal motivação a valorização da produção musical, nos domínios da composição e da interpretação, enquanto estratégia de acção capaz de contribuir para novas possibilidades de intervenção pedagógica ao nível da Educação Musical. Nos 1º e 2º ciclos, foram realizados projectos pedagógicos que cruzaram várias disciplinas artísticas e, no 3º ciclo, foi feita uma abordagem pedagógica orientada para o ensino instrumental, de forma a estreitar os espíritos do ensino “genérico” e do ensino vocacional da música. Destas experiências e abordagens pedagógicas decorreu uma reflexão crítica que pode conter elementos a ter em conta para uma discussão acerca das orientações do sistema de ensino da música em Portugal.

This is the report of teaching and learning experiences occurred during the Supervised Teaching Practice, of the Master in Teaching Music Education in Primary Education, taught in the School of Education, Polytechnic Institute of Bragança. These experiences were carried out over the 1st, 2nd and 3rd cycles of basic education and to do so music production, in the fields of composition and interpretation, was the main motivation while strategy that can contribute to new possibilities of pedagogical intervention at the Musical Education level. In the 1st and 2nd cycles were conducted educational projects that intersected multiple artistic disciplines and, in the 3rd cycle, there was a pedagogical approach oriented for the instrumental teaching, in order to strengthen the spirit of the "generic" and the vocational systems of music education. These experiences and pedagogical approaches were subject of a critical reflection that can contain elements to consider for a discussion about the music education system on Portugal.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados