Detalhes do Documento

A ludicidade como fator de aprendizagem

Autor(es): Sousa, Ângela

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/11000

Origem: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Assunto(s): Ensino Básico; Aprendizagem; Ludicidade; Brincar; Jogo; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

O presente Relatório Final foi desenvolvido com base na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho teve como principal objetivo compreender como a ludicidade pode estar presente em momentos de aprendizagem, podendo esta ser facilitadora neste processo. Desenvolvi uma investigação qualitativa, onde realizei registos de observação direta em diário, pesquisas documentais e análise das práticas correntes da instituição onde desenvolvi a prática de ensino supervisionada em jardim-de-infância e em 1º CEB. De seguida, analisei as atividades lúdicas que propôs de acordo com a revisão de literatura feita. Posso concluir que a ludicidade pode estar presente em ambas as valências e que a aprendizagem da criança deve ser sempre realizada com caráter lúdico.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gomes, Elisabete
Contribuidor(es) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados