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Projecto e Observação de obras geotécnicas: Soluções de estabilização de taludes acomodando infraestruturas em exploração

Autor(es): Coelho, Pedro

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/9775

Origem: Academia Militar

Assunto(s): Escorregamento; Jet grouting; Microestacas; Estruturas de contenção e estabilização; Instrumentação


Descrição

Existem inúmeros tiposde estruturas de contenção e estabilização aplicadas em taludes rodoviários. Com a presente dissertação, pretende-se descrever os principaiscritérios e procedimentos inerentes à concepção e, consequente execução, de um projecto de contenção e estabilização distinto dos geralmente utilizados em território nacional, numa situação de escorregamento consumado. A complexidade de adopção de uma estrutura de contenção e estabilização face ao acontecimento mencionado e envolvida na necessidade de garantir a circulação rodoviária nas vias de circulação não atingidas pelo escorregamento, determinou a utilização de variadas soluções construtivas, empregando tecnologia moderna no domínioda geotecnia. O projecto em análise contempla essencialmente a execução de trabalhos de estabilização/tratamento do solo, de escavação, de aterro, de fundações profundas, de drenagem e de uma estrutura de contenção. As soluções utilizadas para a realização dos trabalhos referidos são diversificadas, incluindo tecnologia de jet grouting, microestacas, contenção recorrendo a big bags e execução de pavimento. Para além da descrição da campanha realizada, apresentam-se fundamentos teóricos necessários à compreensão das técnicas abordadas e realiza-se uma apreciação de carácter qualitativo às várias soluções adoptadas. Um projecto deste tipo deve garantir a máxima segurança nos mais variados parâmetros. Neste sentido, para além das medidas padrão utilizadas e da procura de soluções com um contributo indispensável para a segurança, foi adoptado um plano de instrumentação e observação, com recurso a vários instrumentos de monitorização. O dimensionamento de uma estrutura de contenção requer conhecimentos na área da mecânica dos solos. Deste modo, pretende-se elucidar o leitor acerca das teorias clássicas utilizadas no cálculo de impulsos, de modelos de colapso de maciços e da legislação utilizada num projecto geotécnico desta natureza.

Abstract There are several types of retaining and stabilization structures applied to road embankments. The objective of this study is to describe the main criteria and procedures inherent to the design and subsequent execution of a retaining and stabilization project, different from those that are generally adopted at a domestically level, on the case of a confirmed slipping embankment. The complexity associated with the employment of a retaining and stabilization structure in response to the aforementioned circumstance, in addition to the imperative assurance of safety conditions along the road travel routes that remain unaffected, determined the use of various constructive solutions and application of modern technology, predominantly within the field of geotechnical engineering. The project under review primarily considers processes of soil stabilization/treatment, excavation, backfilling, deep drainage and a retaining structure. The solutions adopted for the completion of these tasks are diverse, including jet grouting technology, micropiles, containment using big bags and the execution of pavement. As well as the description of the completed case study, theoretical foundations are explored in order to understand the discussed techniques. In addition tothis, a qualitative assessment is employed for the evaluation of the various adopted solutions. A project of this type should ensure maximum safety according to the most various criteria. For this reason instrumentation and observation plan, relying on the use of various monitoring instruments is employed over and above the use of standard procedures and search for solutions that make the necessary contributions to safety conditions. The design of a retaining structure requires expertise in the field of soil mechanics. Therefore, the intention is to provide the reader with a clear insight into the classical theories used in the calculation of impulses, massif collapse models and the legislation used in geotechnical designs of this nature.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum
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