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A reengenharia de negócio: análise conceptual e metodologia

Autor(es): Cabral, José António Sarsfield; Brito, Pedro Quelhas ; Fernandes, Alexandre

Data: 1997

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/62724

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Gestão; Reengenharia


Descrição

A convergência de factores como a evolução tecnológica, a globalização das economias, as alterações sócio-políticas e a sofisticação dos clientes está na base de um novo paradigma concorrencial que desactualizou os princípios que legitimamente norteavam o modus vivendi das organizações. Esta mutação de contexto induziu o imperativo de alterar diversos aspectos das organizações, consoante o seu estado actual e o objectivo final, fomentando ainda o aparecimento de inúmeras iniciativas de melhoria, teoricamente susceptíveis de erradicar qualquer enfermidade organizacional. É no seio deste frenético emanar de novas ideias e conceitos que surge a reengenharia (a primeira aparição do termo remonta ao artigo "Reengineering Work: Don't Automate, Obliterate" da autoria de Michael Hammer, publicado na Harvard Business Review em Setembro de 1990) e o desenvolvimento do seu corpo doutrinal (através da obra " Reengineering the Corporation" de Michael Hammer e James Champy, publicada nos finais de 1993 pela Harper Business).

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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