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Competências profissionais, parâmetros curriculares e áreas de formação mais relevantes para a empregabilidade dos Técnicos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica em Portugal

Autor(es): Ferro, Amadeu Borges ; Rodrigues, Ana ; Horta, Liliana

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/7439

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Empregabilidade; Profissional de saúde; Competência profissional; Perfil profissional


Descrição

Introdução: A empregabilidade é a capacidade de o indivíduo adquirir e manter um emprego, mudar de funções numa organização ou obter um novo emprego, de modo a atingir plena satisfação profissional. Esta capacidade implica que o trabalhador desenvolva ativamente um leque de competências que o tornem atrativo para o mercado de trabalho, fomentando a proatividade para criar ele próprio oportunidades de emprego. O mercado de trabalho globalizado e competitivo condiciona a empregabilidade, tornando-se importante conhecer a preparação mais adequada para o satisfazer. Objetivo: descrever competências profissionais, parâmetros curriculares e áreas de formação mais relevantes para a admissão de Técnicos de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica (TAPCT) nas instituições empregadoras. Material e métodos: numa abordagem quantitativa recorreu-se a um questionário em formato on-line, tendo-se inquirido 101 empregadores. Os resultados foram tratados com estatística descritiva simples. Resultados: verificou-se que 71% dos inquiridos trabalhavam em instituições públicas e 80% na área da saúde. 34% dos inquiridos consideram que a sua instituição carece de TAPCT. As principais formas de primeiro contacto profissional são: realização de estágios (19%), conhecimentos pessoais (12%) e candidatura espontânea (10%). As competências pessoais mais valorizadas foram responsabilidade (86%), capacidade de trabalho em equipa (81%) e capacidade de organização (64%). Os parâmetros curriculares mais apreciados foram: habilitações técnico-científicas (90%), experiência profissional (78%) e formação pós-graduada (56%). As áreas de formação consideradas prioritárias são: Macroscopia (66%), Patologia Molecular (62%) e Citopatologia Não-Ginecológica (41%). Conclusão: Empregadores de diferentes esferas de ação valorizam um conjunto de competências comum: trabalho em equipa e responsabilidade. As competências técnico-científicas, a experiência profissional e a formação pós-graduada são os parâmetros curriculares mais valorizados, sendo que, relativamente a esta última, as áreas de Macroscopia e Patologia Molecular são as principais. Estes dados são importantes para a gestão profissional dos TAPCT.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
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