Detalhes do Documento

A cultura infantil açoriana : um olhar de educadores de infância e professores do 1.º CEB

Autor(es): Félix, Diana Sofia Silva

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/3537

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Cultura Açoriana; Educação Pré-Escolar; Educador de Infância; Ensino Básico (1º Ciclo); Jogo Tradicional Infantil; Prática Educativa; Teaching Profession; Pedagogical Internship; Regional Azorean Culture; Cultural Heritage; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 15 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.

[...] este trabalho visa um aprofundamento, devidamente justificado, mediante um adequado estudo bibliográfico, de aspetos peculiares da Cultura Infantil Açoriana, o qual possibilitou o desenvolvimento de práticas de ensino fundamentadas e de uma recolha de opinião junto de profissionais mais experientes. Neste documento poderemos, da mesma forma, encontrar um estudo empírico que recaiu, essencialmente, sobre a conceção e práticas de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, acerca da temática da Cultura Infantil Açoriana, quer a partir de uma auscultação realizada sobre o desenvolvimento de atividades que fomentam em contexto de sala de aula, quer quanto à sua opinião sobre a sua importância e o modo como implementam o Referencial Curricular para a Educação Básica (CREB), na Região Autónoma dos Açores. [...].

ABSTRACT: [...] this work aims a deepening duly justified, by an adequate bibliographic study of peculiar aspects of the Azorean Children's Culture, which enabled the development of based education practices and opinion-gathering from more experienced professionals. In this document, we can find an empirical study which fell mainly on the design and practicesof the kindergarten teachers and Teachers of the 1st Cycle of Basic Education, on the theme the “Azorean Children's Culture”, either from the hearing held about the development of the activities that they promoted in the classroom,both as their views about its importance and the way they implement the curricular framework for Basic Education (CREB) in the Autonomous Region of the Azores. [...].

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Condessa, Isabel
Contribuidor(es) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo