Detalhes do Documento

Abordagens à aprendizagem e composição escrita

Autor(es): Duarte, António

Data: 1992

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/28774

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Teses de mestrado - 1992; Estratégias de aprendizagem; Composição escrita; Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1992

Para ser bem sucedida a investigação psicológica sobre a natureza da mente humana e da aprendizagem em particular não se pode restringir a estudar o modo como esses fenómenos se manifestam no seu estado "puro", independentemente dos contextos e dos conteúdos aos quais eles se aplicam. Se nos limitarmos a isso, corremos o risco de desenvolver uma imagem incompleta sobre eles. Assim, torna-se necessário investigar, igualmente, a forma como tais realidades se manifestam nas situações oferecidas pelo ambiente natural em que as pessoas vivem. Uma das mais relevantes dessas situações, onde os processos da aprendizagem ocorrem duma forma característica, é sem dúvida a escola. Neste sentido, o estudo da aprendizagem académica pode contribuir, de modo importante, para a construção do nosso conhecimento sobre a psicologia humana. Por outro lado, a investigação sobre a aprendizagem académica revela-se-nos como particularmente necessária se atendermos ao papel fundamental que o processo da educação desempenha no desenvolvimento pessoal e da sociedade. (...)

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Adelina Lopes da, 1945-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados