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Inventário para o uso da linguagem (LUI ) : estudo piloto do instrumento de avaliação das competências pragmáticas em português

Autor(es): Guimarães, Cristiana da Silva ; Santos, Anabela Cruz dos ; Almeida, Leandro S.

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20131

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição

Colaborações/Apoios: Reitoria da Universidade do Minho; IE - Instituto de Educação; CIEd - Centro de Investigação em Educação; Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial; NEEBUM – Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho; NEDUM – Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho. Apoios na Divulgação: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación; Revista Lusófona de Educação; Revista Portuguesa de Educação; Psiquilíbrios.

As competências pragmáticas são uma das primeiras competências linguísticas que o bebé desenvolve e, em alguns casos, o facto de estas não se estarem a desenvolver poderá levar ao atraso desenvolvimental de outras competências linguísticas, tais como, a semântica, fonologia, morfologia e sintaxe. A identificação e avaliação de crianças em risco de desenvolverem perturbações da linguagem são cruciais tendo em vista uma intervenção precoce eficaz. Dada a relevância da pragmática enquanto componente da linguagem e face à escassez, em Portugal, de instrumentos de avaliação da linguagem validados para idades precoces, a finalidade deste estudo consiste na tradução e adaptação do instrumento “Language Use Inventory” (LUI), de Daniela O’Neill (2009). Trata-se de um inventário padronizado constituído por 14 escalas, o qual é respondido pelos pais ou cuidadores da criança, que pretende avaliar o desenvolvimento da pragmática entre os 18 e os 47 meses. Neste estudo apresentamos alguns resultados obtidos e analisados de 120 inventários, recolhidos no âmbito do estudo piloto nacional. A consistência interna do LUI traduzido e adaptado para Português, apresenta um alpha de Cronbach de .97 para a escala total e entre .71 – .96 para as catorze subescalas.

Tipo de Documento Comunicação em conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
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