Autor(es):
Fabião, Etelvina de Fátima
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2763
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Língua inglesa; Língua inglesa; Língua inglesa; Estudo de caso
Descrição
Inglês para Fins Específicos (IFE) tornou-se uma disciplina muito popular nos últimos anos. Vários projectos têm revelado que o interesse do IFE tem vindo a aumentar e o número de pessoas que estudam esta disciplina também tem crescido, por todo o mundo. Esta dissertação dedica-se ao estudo do Inglês para recepcionistas de hotel, em Portugal. Isto é, esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação das necessidades linguísticas em Inglês dos recepcionistas, em vários hotéis portugueses. O uso de instrumentos de levantamento de dados quantitativos, como um questionário estruturado a ser preenchido pelos participantes, uma analise de materiais autênticos, entrevistas e visitas ao local de trabalho, contribuíram para a obtenção de informação sobre a comunicação entre os recepcionistas, os clientes e outros intervenientes, nos vários hotéis Portugueses. Esta informação detalhada foi usada para apoiar sugestões, para um curso que possa atender ás necessidades específicas da profissão em questão. As respostas obtidas nas entrevistas foram elucidativas e os resultados da análise de necessidades linguísticas, em Inglês, foram cuidadosamente consideradas. ABSTRACT: English for Specific Purposes (ESP) has become a very popular subject in the recent years. Research has discovered that ESP is a necessary and advantageous field, with ever more people studying it around the world. The focus of this dissertation is on English for the hotel receptionists. That is, this work reports on research into the workplace English needs of Portuguese receptionists in various hotels. Through a quantitative approach of using a selfcompletion, structured questionnaire, analysis of authentic materials, interviews and visits to the workplace, a detailed understanding has been obtained about the communication between the receptionists, guests and other entities in the various Portuguese hotels. This in-depth knowledge was used to give suggestions for designing a course that attempts to respond to specific workplace needs. The answers obtained through the interviews were elucidative and the findings of the linguistic needs analysis were considered carefully.