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Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)

Autor(es): Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/724

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Teses; Educadores de infância; Creche; Práticas educativas


Descrição

Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009

A presente dissertação enuncia o percurso de uma pesquisa empírica realizada com três educadoras de infância que desenvolvem a sua actividade profissional no contexto educativo, creche. Tenciona este trabalho compreender / interpretar o grau de concordância entre aquilo que as educadoras mencionam sobre as suas concepções de criança, de educação e de intervenção educativa, segundo os princípios teóricos que dizem adoptar, e as práticas educativas desenvolvidas com crianças da primeira infância. Pretende-se assim ter acesso ao grau de consistência existente entre o pensamento e a acção das educadoras, entre os discursos e as práticas. Elege-se como objecto de estudo a repercussão da inter-relação entre os saberes de referência e o saber-fazer do educador de infância, quer nas suas práticas profissionais quotidianas construídas e desenvolvidas no contexto educativo de creche, quer nos discursos produzidos em situação de entrevista relativamente a essas mesmas práticas. A presente investigação, tem as características de um estudo multicasos, inserindo-se num paradigma interpretativo, recorrendo a procedimentos de observação participante e a uma análise qualitativa de inspiração fenomenográfica, conducentes a uma narrativa dos «dizeres e dos fazeres» dos educadores de infância, ou seja, de diversas modalidades dos fenómenos educativos. Esta opção visa uma aproximação à realidade social, que possibilite compreender e interpretar o comportamento humano inserido no seu quadro referencial e interactivo, para que se possa apreender os sentidos expressos e ocultos dos seus comportamentos. Através destas opções metodológicas, visando a compreensão e interpretação do que significa Ser Educador de Infância na Creche constatámos globalmente uma sintonia entre os discursos e as práticas das educadoras participantes.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pinheiro, Augusto Luís de Brito Henriques
Contribuidor(es) Sapientia
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